Decorreu no passado domingo dia 8 de janeiro, o 1º Fórum Força do Interior, uma iniciativa do Correio de Caria para assinalar o seu terceiro aniversário, que reuniu um vasto conjunto de personagens com elevado prestigio em várias áreas e no âmbito do Desenvolvimento Regional.
Destacamos nesta peça a divulgação dos vários painéis e a biografia dos seus intervenientes:
1º PAINEL: Origens – O Povoamento de Caria e da Região
António Borges
António Albuquerque Borges, nasceu em 1952, foi professor do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com uma especialização em Orientação Educativa
Autor de uma muito interessante monografia de Caria, em (2007) e de As Palavras São como as Cerejas em 2017, António Borges é uma figura incontornável quando se fala da História de Caria, através da recolha de elementos quer em arquivos e bibliotecas, quer no contacto com as populações, sobretudo, com aquelas mais informadas das «histórias antigas» e dos usos os costumes.
Os vestígios romanos, o foral, a exploração mineira, as invasões francesas, merecem destaque nas suas obras. Como merece destaque também, as marcas do Judaismo nas Ruas de Caria e os «Nobres, brasões e casas senhoriais»: Condes de Caria, Viscondes de Tinalhas, Senhores da Casa de Penedono (Coutinhos), entre outros.
O Criptojudaísmo
Neste Painel estava prevista a participação da Drª Antonieta Garcia que por motivo de doença ficou impedida de participar. A organização anunciou que irá dentro de um mês realizar um novo evento sobre esta temática e com a participação desta figura incontornável no estudo da influência judaica na Região.
Pedro Silveira
Pedro Tavares Silveira, professor do Primeiro Ciclo. 49 anos, natural de Peraboa,
Diretor do Museu do Queijo desde a sua fundação, 2010.
Animador Comunitário – Associação de Desenvolvimento da Beira Serra em 2000
Colaboradora do Jornal do Fundão
Colaborador/cronista do Correio de Caria desde 2000
Voluntário no Centro João Paulo II
Atualmente é Dinamizador da Rede de Casas e Lugares do Sentir, Câmara Municipal do Fundão (Casas temáticas distribuídas pelo concelho do Fundão)
Responsável pela Rede Educativa do Município do Fundão
Professor na Academia Sénior do Fundão e Polo dos Três Povos
E um excelente Animador Turístico, sobre o nosso património e as nossas tradições.
2º PAINEL, O Despovoamento da Região e o Seu Potencial
Presidente da Junta de Freguesia de Caria – Silvério Quelhas, 41 anos, Licenciado em Engenharia Agrícola e Pós-Graduado em Higiene e Segurança Alimentar
Vice- Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dr. Paulo Gabriel Esteves Borralhinho, licenciado em Economia, Bancário de Profissão, residente em Caria, ex-presidente da Assembleia Municipal de Belmonte, dirigente associativo na Banda de Caria e na União Desportiva Cariense.
LOPES MARCELO
Prof, Dr. Manuel Martins Lopes Marcelo, ensaísta, escritor, dramaturgo e poeta.
O seu percurso de vida e a sua produção literária, provam que é o território da Beira Baixa, onde reside, a sua matriz cultural que procura revisitar, aprofundar, divulgar e valorizar.
Nasceu em Aranhas em 1949, concelho de Penamacor. Terminado o curso de economia, regressou a Castelo Branco como professor do ensino secundário, tendo coordenado várias equipas de alunos realizando o estudo das condições de vida na região e publicou em 1976 o livro: Estudo Económico e Social do Distrito de Castelo Branco.
Foi Director Regional do IFADAP na Beira Interior,de 1980 a 2012 . Iniciou em 1983 a actividade docente na Universidade da Beira Interior até 1985, ano em que que iniciou a actividade como Professor convidado na Escola Superior Agrária, mais tarde, alargada às Escolas Superiores de Gestão e de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que manteve até recentemente.
Dando continuação aos estudos económicos e de desenvolvimento regional, publicou obras como: O Distrito de Castelo Branco na perspectiva do desenvolvimento regional e reforço do Poder Local (1981), Beira Interior – Uma Região viável (Edição do Jornal do Fundão-1984) e Beira Baixa – A Memória e o Olhar(Editorial Presença-1993).
Na vertente cultural de matriz etnográfica, publicou várias obras, designadamente: Moinhos da Baságueda. Comunidades Rurais – Saberes e Afectos (edição da Alma Azul-1999); na Colecção: A Nossa Terra e a Nossa Gente; publicou os livros sobre o ciclo da pecuária, o trajo do moleiro e o ciclo do linho.
Recentemente, publicou: À Lareira da Memória – recolha das tradições populares transmitidas oralmente, com destaque par o Cancioneiro Local à Capela do concelho de Penamacor, com a fixacção da letra, da pauta musical das cantigas originais, bem como a respectiva gravação em CD.
Na vertente literária, publicou vários livros de poesia e de teatro
Em 2016, finalizou a pós – graduação em Património Cultural e Cultura Popular Tradicional Portuguesa – Escola Superior de Educação de Torres Novas em parceria com a Federação Portuguesa de Folclore: com a tese de mestrado: Na minha Terra nasce um Rio (de cultura).
3º PAINEL
Prof. Dr João Leitão
João Leitão, natural da Aldeia do Carvalho, Covilhã, Portugal, 51 anos, doutorado em Economia, pela Universidade da Beira Interior (UBI), e agregado em Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Professor associado com agregação da UBI, diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI. Membro do RIS Policy Council do EIT Food, do MIT Technology Review Global Panel e da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR).
Conselheiro Local do Comité Europeu das Regiões e Membro da Assembleia Municipal do Fundão.
Vice-coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), com sólida experiência na coordenação, execução e avaliação de projetos.
Avaliador/especialista para a Comissão Europeia e agências associadas, bem como para comités científicos e tecnológicos internacionais, e agências nacionais.
Presidente de vários eventos científicos, empresariais e de política pública que promovem o empreendedorismo tecnológico, a inovação e o desenvolvimento regional sustentável. Editor de várias revistas e livros científicos.
Tiago Monteiro
Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República pelo Circulo de Castelo Branco, foi Presidente da Concelhia da JS Fundão entre 2017 e 2019, sendo, atualmente, Presidente da Federação de Castelo Branco da Juventude Socialista e Membro da Comissão Nacional do Partido Socialista
É Jurista, com Frequência de Licenciatura em Ciência Política e Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas (ICJP – FDL)
Foi eleito da Assembleia Municipal do Fundão e na Assembleia de Freguesia de Enxames e Membro do Conselho Municipal da Juventude do Fundão
No Parlamento pertence Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e é membro suplente da Comissão de Saúde e da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local.
Cláudia André
Cláudia Sofia Farinha André, Deputada do Partido Social Democrata na Assembleia da República, pelo Circulo de Castelo Branco, em termos políticos foi Vogal da Comissão Política Nacional do PSD e Coordenadora do Grupo Politico do PSD da Comissão de Educação, Ensino Superior, Desporto e Juventude; e Sub- Coordenadora do CEN PSD para a Educação, Cultura e Juventude
É Professora de Geografia em escolas do Ministério da Educação
É licenciada em Geografia – Via ensino pela Universidade de Coimbra, com Mestrado de Ciências da Educação – Gestão Escolar; e Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica da Universidade de Coimbra
Cargos Exercidos
Vereadora da Câmara Municipal do concelho da Sertã – Pelouros Educação, Cultura. Ação Social e Floresta
Membro da Assembleia Municipal do concelho da Sertã
Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Prazilândia
Membro do Conselho de Administração da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã
Presidente da Assembleia da Associação de Desenvolvimento Local – Pinhal Maior
Deputada da Assembleia da República também na anterior legislatura.
-Atualmente Conselheira do Conselho Nacional de Educação e na Assembleia da República e Coordenadora do Grupo de Trabalho da República par acompanhamento do plano para a Recuperação das Aprendizagens
Espaço de Debate, onde intervieram: Dulce Cariano, Jorge Vaz, António Carlos e Manuel Fernandes
Resenha das intervenções na edição em papel