Dia Pleno de Afetos marca o reencontro no Natal
No primeiro domingo de Dezembro, dia 1, realizou-se em Belmonte o XVI Almoço Solidário que juntou no Pavilhão Multiusos cerca de 600 idosos de todas as freguesias do Concelho. Um evento que se vem tornando tradição e com grande apreço da população sénior.
Jorge Henriques Santos
Um espaço de encontro entre populares mas também de proximidade entre população e autarcas, uma vez que conta com a presença de todos os Presidentes de Junta, Presidente da Assembleia Municipal, vereadores do município e o Presidente da Câmara.
O programa começou pelas 11h30m com a celebração eucarística, presidida pelo Sr padre Carlos, e acompanhada pelo coro da comunidade católica de Belmonte.
Após o momento litúrgico o presidente da Câmara saudou os presentes, onde salientou o facto de terem cada vez mais participantes, neste convívio o que pode significar que há mais idosos, mas também que o povo do concelho adere à iniciativa e aprecia este convívio. Frisando que “a Câmara não faz mais que a sua obrigação, perante aqueles que tanto trabalharam pelo nosso concelho”. Realçando que este é sobretudo um dia de reencontro “há pessoas que dizem que a única vez que se encontram é aqui uma vez por ano” e que a autarquia continua disponível para o proporcionar, mesmo que sejam 700 ou 800 participantes. assim como desejou um bom Natal e um ano Novo cheio de sucessos.
De seguida foi servido o farto e saboroso almoço. Pelas 15 horas começou a animação com o o Duo Ana e André que continuaram a festa com espaço para um pé de dança, sempre do agrado destas gerações.
Uma tarde fria de Dezembro onde começou a cheirar a natal, tanto pelo convívio fraterno como pela distribuição de prendas a todos os presentes. Um guarda-chuva para os homens e uma mantinha para as senhoras. Foi a oferta da Câmara Municipal para o Natal deste ano.
Pelas 16 horas começou o regresso dos seniores às suas casas e aos lares, embora para outros menos dependentes de transporte a festa tenha continuado com o bailarico já costumeiro, neste convívio natalicio, espelhando um alma cheia, por uma tarde de afectos em fraterno convívio.