A tomada de posse tem lugar no próximo domingo dia 6 de fevereiro às 15h30m, no recinto da instituição, presidida pelo Pároco de Caria, P.e Celso Marques que convida toda a população para tomar parte no ato publico.
Segundo chegou ao conhecimento do Correio de Caria, o atual presidente desta instituição Vitor Alves, apresentou por motivos de saúde a sua demissão e na sequência da mesma a restante direção demitiu-se em bloco.
Pelo caráter dos estatutos desta instituição religiosa, o cargo de presidente pertence por inerência ao pároco de Caria porém, este pode delegar noutra pessoa, a qual constitui uma equipa que será corroborada pelo Bispo da Diocese e para um mandato de quatro anos.
O convite foi dirigido a António Cardoso Marques, professor Universitário residente em Malpique que nas ultimas eleições foi cabeça de lista candidato (e mais votado) à Assembleia Municipal de Belmonte. Na mesma lista figuram como vice-presidente, José Albino Matos, também residente em Malpique e presidente do CCR Malpique; como secretário, Gonçalo Alberto da Silva Oliveira e como tesoureiro, Tiago André Alves Gaspar. Como vogais e mantendo a onda de Juventude: Ana Louro, Nuno Miguel Pereira, Francisco José Pinto, Daniel Costa Mendes e Teresa Silveira Lopes.
Para o Conselho Fiscal: O Presidente será o cariense Mário Tomás; O secretário: Francisco António Barata Silveira e vogal Maria Manuela Crespim Ribeiro Mendes.
Uma lista constituída maioritariamente por gente jovem, alguns que se experimentaram na participação social com as ultimas eleições autárquicas, outros com bastante experiência associativa e de trabalho social e com uma caraterística plural em temos de origem e sensibilidade politica.
Vão gerir uma IPSS com 39 anos, criada em 1983 por setores da igreja na Paróquia de Caria e que assegura importantes serviços de apoio social à terceira idade e à infância, através de Creche e Jardim de Infância; Apoio a Idosos, em ERPI (LAR); SAD Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, embora este devido às novas regras de transporte pela pandemia só estivesse a ser disponibilizado aos utentes que aí se deslocavam a pé.
Por esta e outras medidas tomadas nas contingências da pandemia, a direção cessante vinha sendo severamente criticada na comunidade local e também nas redes sociais. Na nota enviada à imprensa o pároco de Caria, P.e Celso Marques refere que “a paróquia de Caria o CSPC e toda a comunidade não podem deixar de agradecer aos órgãos sociais cessantes por toda a dedicação e empenho prestados à referida instituição, ao longo dos últimos anos”.
Um virar de página numa importante instituição de Caria, bafejada por um sopro de juventude e novas vontades, neste modo com que se afirma toda a Força do Interior…
Um abraço ao amigo de infância, Vitor Alves, que agora se despede.
Um abraço amigo a votos de bom trabalho ao, também, amigo de infância José Albino de Matos e aos que o acompanham na exigente tarefa que vão abraçar.
Força e boa sorte a todos,
GP