Uma edição de 1000 garrafas de vinho do Porto denominada “500 Anos Pedro Alvares Cabral, Comandante Mor da Armada – 1467-1520”, foi na quinta-feira dia 17/12 lançada em Belmonte, com vista a assinalar os 500 anos da morte de Pedro Alvares Cabral e os 520 anos do achamento do Brasil.
Em 2020, assinalam-se os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral e os 520 anos da Descoberta do Brasil. Neste sentido, o Município de Belmonte aceitou o desafio da Wine Colors para o lançamento de um Vinho do Porto (edição exclusiva de 1000 unidades) para marcar estas datas e homenagear o Navegador.
A apresentação oficial deste vinho, decorreu numa cerimónia realizada no Museu dos Descobrimentos de Belmonte. A sessão contou com a presença, do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Borralhinho; de António Rocha, presidente da Câmara de Belmonte; o representante da Wine Colors, Amadeu Fernandes; João Figueredo, o capitão da Armada comunicação social e um vasto conjunto de personalidades da região convidadas para o efeito.
Os intervenientes salientaram a importancia histórica de Pedro Alvares Cabral como uma das maiors figuras da portugalidade que teve o seu berço em Belomte e projectou Portugal no Mundo.
À Descoberta do Novo Mundo
A Vila de Belmonte ostenta um passado tão antigo quanto a nacionalidade e sobressai pela sua posição estratégica, beleza das suas paisagens e riqueza do seu património histórico. Sobranceiro à povoação, ergue-se o seu castelo medieval, fortaleza dos Cabrais, e é desta estirpe que nasce uma sólida ligação aos Descobrimentos Portugueses.
Nascido em 1467/68, em Belmonte, Pedro Álvares Cabral é um dos mais ilustres filhos e heróis de Portugal. Descendente de uma família onde sobejavam galhardia e honra, comandou a frota portuguesa que zarpou da Torre de Belém com treze caravelas e milhar e meio de homens, ancorando em Porto Seguro 130 dias depois, a 22 de Abril de 1500, onde dá-se a feliz Descoberta do Brasil.
Belmonte conserva o Castelo, o Solar da Família Cabral e guarda o seu Panteão na igreja de Santiago.
O vinho do Porto dedicado a Cabral vai ser posto à venda, nos Museus de Belmonte e nas garrafeiras por um preço unitário de 15€ a garrafa.