Belmonte assinala 500 anos da morte de Cabral, com Vinho do Porto em sua homenagem

Uma edição de 1000 garrafas de vinho do Porto denominada “500 Anos Pedro Alvares Cabral, Comandante Mor da Armada – 1467-1520”, foi na quinta-feira dia 17/12 lançada em Belmonte, com vista a assinalar os 500 anos da morte de Pedro Alvares Cabral e os 520 anos do achamento do Brasil.
Em 2020, assinalam-se os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral e os 520 anos da Descoberta do Brasil. Neste sentido, o Município de Belmonte aceitou o desafio da Wine Colors para o lançamento de um Vinho do Porto (edição exclusiva de 1000 unidades) para marcar estas datas e homenagear o Navegador.
A apresentação oficial deste vinho, decorreu numa cerimónia realizada no Museu dos Descobrimentos de Belmonte. A sessão contou com a presença, do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Borralhinho; de António Rocha, presidente da Câmara de Belmonte; o representante da Wine Colors, Amadeu Fernandes; João Figueredo, o capitão da Armada comunicação social e um vasto conjunto de personalidades da região convidadas para o efeito.
Os intervenientes salientaram a importancia histórica de Pedro Alvares Cabral como uma das maiors figuras da portugalidade que teve o seu berço em Belomte e projectou Portugal no Mundo.

À Descoberta do Novo Mundo

A Vila de Belmonte ostenta um passado tão antigo quanto a nacionalidade e sobressai pela sua posição estratégica, beleza das suas paisagens e riqueza do seu património histórico. Sobranceiro à povoação, ergue-se o seu castelo medieval, fortaleza dos Cabrais, e é desta estirpe que nasce uma sólida ligação aos Descobrimentos Portugueses.
Nascido em 1467/68, em Belmonte, Pedro Álvares Cabral é um dos mais ilustres filhos e heróis de Portugal. Descendente de uma família onde sobejavam galhardia e honra, comandou a frota portuguesa que zarpou da Torre de Belém com treze caravelas e milhar e meio de homens, ancorando em Porto Seguro 130 dias depois, a 22 de Abril de 1500, onde dá-se a feliz Descoberta do Brasil.
Belmonte conserva o Castelo, o Solar da Família Cabral e guarda o seu Panteão na igreja de Santiago.

O vinho do Porto dedicado a Cabral vai ser posto à venda, nos Museus de Belmonte e nas garrafeiras por um preço unitário de 15€ a garrafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *