Entrou em funcionamento nesta terça-feira dia 21 de Abril no Complexo Desportivo da Covilhã, o Centro de Rastreio da Covid-19, numa iniciativa conjunta das autarquias da Covilhã, Belmonte e Fundão, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES-CB), da Universidade da Beira Interior e do Labfit – HPRD.
A estrutura pretende reforçar a capacidade de resposta na deteção da Covid-19 e representa um investimento no valor de 150 mil euros, repartido pelas três autarquias e está capacitado para a realização de 50 testes.
No ato inaugural, onde compareceram os representantes de todas as entidades envolvidas bem como autarcas das freguesias dos três concelhos, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, destacou o esforço conjunto dos municípios referindo que “Esta é a prova de que os Municípios da Cova da Beira estão unidos e movidos pelo mesmo propósito: salvar vidas e garantir a saúde da comunidade.
João Casteleiro Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, referiu que “este é um bom exemplo da sinergia das entidades envolvidas na criação desta estrutura de rastreio. Não pode ser só a saúde a fazer o esforço para testar a população”, elogiando o esforço conjunto e a atitude proativa das autarquias e das entidades envolvidas.
O Centro de Testes agora inaugurado, destina-se a pessoas que sejam referenciadas pelas entidades de saúde. O centro funciona seis horas por dia, e os testes são feitos mediante marcação prévia, que atualmente é feita de 20 em 20 minutos, mas que poderá ser reduzida para menos.
A recolha é feita sem que o utente precise de sair do carro e é assegurada por enfermeiros que se voluntariaram para prestar este serviço. Trata-se de um exame de diagnóstico e não os testes rápidos que têm levantado algumas dúvidas.