Caixa de cerejas rematada por 660 euros

Na abertura da campanha da cereja cujo certame decorreu na segunda-feira dia 8 de maio e contou com a presença da ministra da agricultura, em clima de festa, na praça do município do Fundão, uma caixa, de 33 cerejas, foi arrematada por 660 euros.

O leilão foi um dos pontos altos da apresentação da Campanha da Cereja do Fundão 2023 e a receita desta rematação especial, vai este ano para o Centro de Migrações do Fundão e foi rematada pelo gerente de uma nova empresa que vai abrir, na zona industrial do Fundão.

A empresa dedica-se à comercialização de ultracongelados, empadas e pastéis de cereja, Chama-se “Genial Emoção” vai abrir em meados de junho e aproveitou esta ocasião para um marketing promocional e solidário, na abertura da campanha da cereja.

A “Genial Emoção”, numa primeira fase arranca com cerca de 20 postos de trabalho e aponta para cerca de 40 a 50 quando estiver a laborar em pleno Além do pastel de cereja, a empresa vai-se dedicar também  à produção de empadas de galinha e outras variedades, novas e exclusivas como a “empada da Gardunha” concebida em parceria com a Escola Profissional do Fundão, bem como empadas vegan e vegetarianas.” A empresa pretende dedicar-se à produção para grandes superfícies e para a exportação.

A Campanha da Cereja do Fundão de 2023, confirma a aposta na promoção da cereja a nível nacional, sendo atualmente já inquestionável em qualquer ponto do País, a relação Fundão/cereja. O evento de abertura da campanha, aponta para um conjunto de iniciativas, com vista  atrair visitantes ao Fundão, cujo ponto alto é a Festa da Cereja, em Alcongosta, de 9 a 11 de junho e conta com uma programação de turismo de experiências, como a apanha da cereja, o comboio turístico, comboio da cereja ao fim de semana, voos de balão, passeios a pé, em BTT, de Tuk Tuk, cestas de picnic e produtos de merchandising.

Para além da atração de turistas ao Fundão, a campanha conta ainda com outras iniciativas Como: o quiosque da cereja que vai andar pelas cidades de Lisboa e Aveiro a fazer venda direta e divulgação; Assim como a cereja do Fundão vai chegar a cerca de 20 restaurantes de maior renome do país, onde se faz permuta entre a entrega de cereja e a criação de um prato, feito por um Chef, em que um dos ingredientes é a cereja do Fundão.

A ministra da agricultura. também esteve na Apresentação da Campanha da Cereja e prometeu apoios para minimizar prejuízo.

Maria do Céu Antunes disse no certame que está disponível para encontrar soluções estruturais que resolvam o problema da quebra de produção da cereja, que este ano poderá chegar aos 70% devido às condições climatéricas.

Centro de Migrações do Fundão já formou 70 pessoas

A entidade agraciada com o leilão da Caixa de Cerejas de 2023, Centro para as Migrações do Fundão, já formou desde novembro de 2022, 70 pessoas estrangeiras na área agrícola.

A informação foi dada, por João Mota, técnico do Centro para as Migrações do Fundão, numa sessão de esclarecimento sobre contratação de trabalhadores na Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco, onde explicou que o centro criou várias formações na área da agricultura, que vão desde as 30 às 50 horas, para que estas pessoas estejam preparadas para fazer as tarefas agrícolas. Trata-se de um dos eixos da valência de trabalhadores temporários, onde os agricultores podem encontrar soluções para a contratação sazonal, nomeadamente a campanha da cereja e outras actividades sazonais agrícolas.

No sentido de proteger não só os trabalhadores estrangeiros, mas também os empregadores, o Centro para as Migrações dispõe de uma rede de mediadores que fazem parte da comunidade e que, garantem o trabalho justo e condigno, sem redes de explosão de que muitas vezes são vitimas, os trabalhadores migrantes.

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *