Freguesia de Caria, Anuncia Albergue de Peregrinos de Santiago

Em Caria coincidem duas rotas dos Caminhos de Santiago de Compostela, o Caminho Português Nascente, que procede de Évora para Trancoso (com ligações a Vila Real de Santo António e Rate) e o Caminho de Santiago, Via da Estrela, via de peregrinação antiga que ligava a Via de la Plata (em Cáceres) ao Caminho do Interior Português (em Viseu). A via era usada pelos peregrinos medievais que seguiam a estrada romana que ligava Emerita Augusta (Mérida) a Bracara Augusta (Braga) e tinha como marco principal a passagem pela imponente ponte romana de Alcântara.

Ambos os caminhos se cruzam em Caria, precisamente na confluência da Rua do Reduto com a Rua da Igreja, em frente à Capela do Calvário e Igreja de Caria, podendo a partir daqui os peregrinos seguir a Via da Estrela que atravessa a Serra com destino a Viseu, ou ir por Belmonte, Guarda, Trinta e Trancoso, etc.

É também neste local que a Junta de Freguesia de Caria, adquiriu recentemente um edifício quase em ruínas e destinado a reabilitação para ali se colocarem diversos serviços ligados à cultura e entre eles um Albergue para acolhimento e pernoita de Peregrinos de Santiago, à semelhança de outros em Portugal e de muitos na Galiza.

Como primeiro marco nesta intenção, a Junta de Freguesia e o Grupo de Caminheiros de Santa Bebiana, que já leva algumas caminhadas feitas, organizou neste domingo dia 6 uma caminhada na descoberta destes caminhos. O circuito centrou-se sobretudo no Caminho Via da Estrela desde a saída do Monte do Bispo a Caria.

O Grupo de caminheiros à medida que percorria o trilho e desfrutava da maravilhosa paisagem que também este Caminho de Santiago proporciona, procedia à sua limpeza e remarcação, dado que se verificam bastantes mudanças de direção, assim como o descuido humano, não perdoa que nas bermas sempre se encontrem, garrafas, sacos e outros objetos de plástico.

Um grupo heterogéneo tanto da idade (dos 3 aos 63 anos), como no género e proveniência que em caminhada, marcação e convívio, percorreu os cerca de seis quilómetros numa manhã bem passada.

Chegados à vila foi ocasião de o presidente da Junta apresentar aos caminheiros as instalações do edifício para a Casa da Cultura e as valências para ali previstas, cujo projeto está em elaboração e onde se irá também instalar o Albergue de Peregrinos de Caria.

O Turismo Religioso é uma das grandes potencialidades da indústria de turismo em Portugal, onde o Interior tem um forte potencial, mas ainda muito pouco aproveitado. A vertente turística associada aos Caminhos de Santiago, é um fenómeno que já é muito potenciada na Galiza e se tem vindo a expandir em toda a Europa e também em Portugal. No ano de 2019, cerca de 350 mil peregrinos foram a Santiago de Compostela,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *