O concelho da Covilhã regista apenas cinco casos confirmados de Covid 19, porém no âmbito de prevenção para um maior surto, a câmara municipal da Covilhã (CMC) está a organizar uma rede logística de retaguarda. Nesta linha foram disponibilizados para o efeito, os pavilhões gimnodesportivos de Vila do Carvalho e do Unidos Futebol Clube do Tortosendo (UFCT) estando previstos outros espaços noutras freguesias para um total de 250 camas, anunciou esta semana o município covilhanense.
Estes espaços foram organizados adaptados para receberem camas, colchões e roupas, pretendendo responder a uma eventual necessidade de isolamento de utentes e colaboradores de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mas também de profissionais de Saúde, Segurança e Socorro, disse a autarquia em comunicado enviado à imprensa.
O município da Covilhã desenvolveu também, em conjunto com unidades hoteleiras e operadores de alojamento local, uma Bolsa de Alojamento destinada a profissionais de saúde. A autarquia coordena assim o trabalho conjunto da Divisão de Acção Social e Saúde, da Protecção Civil da Covilhã, das Juntas de Freguesia, das autoridades locais de saúde e das IPSS do Concelho, contando ainda com o apoio de unidades hoteleiras (Hotel Meliá D. Maria, Hotel Pura Lã, Hotel Santa Eufémia, , Hotel Solneve, Paço 100 Pressa e Sport Hotel), Casas Paroquiais e Seminário do Verbo Divino, entre outras entidades públicas e privadas.
Os pedidos de apoio podem ser dirigidos ao Gabinete de Apoio à Presidência, através dos números 275 330 600 ou 275 330 634, sendo apenas necessário facultar a identificação e contacto do profissional e indicar o período de estadia desejado. Em função da disponibilidade o requerente será informado do local onde ficará instalado.