No próximo dia 30 de julho, a Junta de Freguesia dos Três Povos, em parceria com a Câmara Municipal do Fundão vai inaugurar o Mercado Local. Um investimento no valor global de cem mil euros, que contou com apoio de algumas entidades, onde a Junta de Freguesia comparticipou com cinquenta mil euros, a Câmara Municipal do Fundão, com vinte cinco mil euros e a RUDE (Associação de Desenvolvimento Rural) com o mesmo valor.
O ato inaugural acontecerá no dia 30, sábado, pelas 19 horas e no âmbito da Inauguração do Mercado Local dos Três, a Junta de Freguesia vai promover a I Edição do Festival Gastronómico dos Três Povos próximos dias 29, 30 e 31 de julho, Povos, que, iremos. “Vai ser uma iniciativa com a nossa marca”, adiantou Luís Cerdeira, Presidente de Junta de Freguesia dos Três Povos, que realça também a importância do Mercado Local como forma de permitir centralizar o escoamento de alguns produtos produzidos na freguesia. “O Mercado Local dos Três Povos vai ajudar-nos a centralizar e a reunir esforços para que possamos potencializar o nosso território.
Pretendíamos encontrar um espaço digno para o escoamento dos nossos produtos e de ajuda a todos produtores, assim como a realização de certames ligados à génese dos Três Povos. Quero dizer-vos que a nossa freguesia já tem uma marca registada, “Três Povos”. Com esse registo, pretendemos valorizar coletivamente os nossos Sabores, os nossos produtos, como o mel, o pêssego, o azeite, o queijo, pois tudo o que se produz nestas terras fartas tem um sabor diferente, tem o respeito e o carinho de todas as pessoas. É nosso dever, de cada um de nós, divulgar a nossa marca, em uníssono, para que consigamos atingir o nosso objetivo: tudo o que se produz nos Três poder ter certificado de qualidade.”
Durante o último fim de semana de julho, a Junta de Freguesia pretende mostrar o território através dos sentidos e divulgar a gastronomia local e os produtores, o que de melhor tem a “Aldeia Regadio”.
A Junta de Freguesia lançou o desafio a cerca de 18 produtores para participarem na I Edição do Festival Gastronómico dos Três Povos. “Vamos ter produtores de fruta, chanfana, mel e queijo… Queremos que este Festival seja a montra e o rosto da nossa aldeia, que represente o esforço coletivo das nossas populações, pois essa é a nossa matriz.” Salienta ainda o autarca.
A autarquia pretende também realizar nesta ocasião a I Feira de gado caprino e ovino no mercado, “esse é um dos nossos objetivos – calendarizar as vendas de produtos.”
No que concerne ao programa oficial, neste certame ligado aos produtos endógenos, é diversificado e vai ao encontro de todas as faixas etárias. Uma das grandes novidades do festival é um evento de “live cooking” (vida a cozinhar), utilizando os ingredientes da terra”. Desde o concorrente do Master Chef, RTP1, Telmo Martins, até à Fadista Raquel Maria, concorrente do All Together Now, TVI; não esquecendo, os Band & Tarola, bem como o Grupo de Bombos e Cantares dos Três Povos, entre outras surprezas.
Vão ser assim três dias de festa e de promoção das Emblemáticas aldeias dos Três Povos.
Pedro Silveira / jhs
Amigos, estimo muito o vosso projeto e espero que continuem pois o interior bem precisa de quem consiga imprimir um certo dinamismo.
Entretanto, lendo alguns artigos parece-me que por vezes a pressa é inimiga da perfeição. Compreendo que há que escrever rápido, publicar rápido e passar para o artigo seguinte, mas um pouco de revisão aos textos contribui para uma melhor imagem e para o enriquecimento cultural dos leitores.
Neste artigo, por exemplo:
– “Live cooking” penso que será uma acção de “cozinhar ao vivo”, onde o cozinheiro estará a cozinhar em frente aos espectadores.
– “surprezas”?
Não interpretem isto como um apontar de dedo às falhas. Todos falhamos, ninguém está isento.
É apenas um alerta para que nos próximos textos possam prestar mais atenção ao que está escrito.
Cumprimentos