Correio de Caria

Informações Preocupantes sobre o Covid 19 em Belmonte.

Caria também já com vários casos

Um comunicado publicado no dia 28/10/20 é publicado na página da Santa Casa da Misericórdia, o Provedor José Manuel Caninhas que informa o número de casos nesta instituição subiu para 113 no total , 95 utentes e 18 funcionários com testes positivos.

José Caninhas Figueiredo, disse que se tratou “de um caso importado, uma vez que o referido trabalhador, não sendo residente no Concelho de Belmonte, também se deslocava frequentemente a uma localidade vizinha, onde já havia um elevado número de casos positivos.

A partir desse momento, em articulação com as diversas entidades, nomeadamente com as autoridades de saúde, iniciou-se um processo de testagem dos utentes, tendo-se verificado a existência, nesse primeiro momento de 6 casos positivos. À medida que foram sendo realizados mais testes, o número de casos foi aumentando, apesar das medidas de isolamento que foram imediatamente tomadas.”

O provedor da Santa Casareferiu que “os casos que inspiram mais cuidados, e que são 8 casos, estão internados no Hospital da Cova da Beira. e que “Prevemos que nos próximos dias, possamos anunciar o número dos primeiros recuperados, de acordo com as normas da DGS”.

” Informoui ainda “que todos testes feitos no Lar de Carvalhal Formoso, também pertencente à Instituição, tiveram resultado negativo”.

José Manuel Figueirdo pediu aos familiares dos utentes que mantenham a serenidade, prometendo-lhes que serão informados, logo que possível, da situação dos seus ente queridos. Foram já dadas indicações aos serviços, para iniciarem esses contatos”.

Apesar da situação vir a revelar algumas fragilidades nesta instituição, no que concerne à prevenção da pandemia, o provedor referiu, num comunicado, que se trata de uma situação, “impossível de conter, pois é uma estrutura de grande dimensão, quer a nível de utentes, quer a nível de trabalhadores, embora tenha sido respeitado o Plano de Contingência e as recomendações da Direção Geral da Saúde…”

Para além dos 113 casos na Santa Casa da Misericórdia

havendo mais 10 casos na comunidade e outros 10 casos já recuperados. A mesma nota informa que até ao dia 26 de outubro, foram realizados 91 testes aos utentes dos Lares de Caria, Carvalhal Formoso, Colmeal da Torre e Maçainhas, tendo dado todos negativo.

Na passada sexta-feira, à margem da reunião pública da Câmara Municipal de Belmonte, o Correio de Caria questionou Dias Rocha sobre a possibilidade de se reativarem os espaços de retaguarda ao que o presidente da Câmara referiu que “esses espaços que foram criados em Abril e não chegaram a ser necessários, podem em qualquer ocasião ser reativados, mas espera que “não sejam necessários”. António Dias Rocha acrescentou que a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte “tem já essas condições criadas”. Realçando que no auge da pandemia foram criados Espaços de Apoio de Retaguarda em todas as freguesias do concelho. Porém o autarca revelou também estar “preocupado com a evolução da pandemia no País”, pois é impossível ficar completamente isolado se houver redes de contágio em todo o País e na região, com referência a uma das cadeias de contágio que veio de fora do concelho, mas muito próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *