Três Povos – António Proença doa instrumentos Musicais para criação de uma Escola de Música

 Natural dos Três Povos, António Proença nasceu em 1951. Hoje é um empresário de sucesso, tendo fundado a IMPORQUÍMICA há mais de três décadas. “A Imporquímica é uma empresa Portuguesa especializada na área dos produtos de higiene, limpeza e manutenção para todos os setores do tecido empresarial “, afirmou o empresário dos Três Povos. O seu percurso de sucesso começou em 1990 tendo iniciado a sua atividade num pequeno armazém, no concelho do Barreiro, Penalva. “Foi um percurso difícil e repleto de trabalho, mas com dedicação, conseguimos.” Hoje, a empresa conta com cerca de 15.000m2 de armazéns e mais de 80 trabalhadores distribuídos pelos vários países onde está presente. Exporta para Angola, Cabo Verde, Moçambique, Nigéria, entre outros países. Em 2008 iniciou-se a internacionalização, onde abriu portas para uma nova área de negócio relacionada com comercialização de matérias-primas e outros produtos químicos para os sectores do Oil&Gas.

António Proença sempre esteve muito presente na sua terra e todas as pessoas o elogiam pela sua postura empresarial. Ascenção Neta, Secretária da Junta de Freguesia dos Três Povos, disse:” Além de ser amigo, não podemos esquecer a forma como “olha” para a sua aldeia, com a generosidade que o caracteriza. Sentimos um enorme orgulho no António pelo grande empresário em que se transformou e pelo seu grande coração. O seu sucesso é fruto do seu trabalho e da sua entrega.”

O Solar da Comunidade dos Três Povos vai abrir este ano, nas Quintãs. António Proença sugeriu à Junta de Freguesia criar uma Escola de Música para miúdos e graúdos. “Eu vivi nos Três Povos até aos 18 anos. Era uma aldeia, à semelhança das outras, muito pobre e sem grandes expetativas para os jovens. Sempre gostei de música, mas não tive a oportunidade de estudar música. O Solar reúne todas as condições para se criar uma escola da música. Assim sendo, resolvi oferecer alguns instrumentos musicais para a criação de uma Escola de Música dos Três Povos. A ideia foi aceite pela Junta de Freguesia e para dar início ao projeto adquiri alguns instrumentos musicais. O meu objetivo é proporcionar o estudo da música às pessoas da minha terra. Criar a oportunidade para todos, a que eu na altura não tive.”

Luís Cerdeira, Presidente da Junta de Freguesia, agradece a doação dos vários instrumentos musicais, que vão contribuir fortemente para o desenvolvimento cultural da freguesia. “Há pessoas que fazem a diferença, é o caso do nosso benemérito. Iremos ajudar a concretizar o projeto, sem dúvidas e reservas, claro. Iremos assumir o compromisso de contratar alguns professores para o ensino da música. É uma das formas de humanizar a Casa da Comunidade, que é um espaço aberto a todos. Em nome dos Trêspovenses: Obrigado, António! Sentimos uma enorme gratidão.”

Quanto à generosa doação, o empresário António Proença doou os seguintes instrumentos para a futura escola de música: “um saxofone, um trompete, um órgão, um acordeão, três violas, pratos, cavaquinhos, um adufe, ferrinhos, uma mesa de som e colunas, uma caixa, pratos, dois bombos, etc. Se for necessário mais alguma coisa, podem contar comigo”.

Insistimos junto do benemérito o investimento feito na aquisição dos instrumentos musicais, todavia António Proença não quis revelar valores: “Peço desculpa, mas não faz sentido revelar o real valor. Foi oferecido com enorme prazer.”

Pedro Silveira 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *