A última obra de João Morgado foi no passado sábado dia 16 de outubro, lançada em Santiago do Cacém, na Biblioteca deste Município.
João Morgado venceu o ano passado o 13º Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído por esta autarquia em homenagem ao escritor Santiaguense, com a obra “Contos de Macau”.
“Isto é literatura!” -sublinhou Manuel Frias Martins, na sessão de lançamento. O professor universitário português e crítico literário, destacou a qualidade literária da obra que venceu este prémio por unanimidade e leu na íntegra um dos contos para realçar algumas passagens e as particularidades da escrita do autor.
Sónia Gonçalves, vereadora da Cultura de Santiago do Cacém, que formalmente fez entrega do galardão, realçou a aposta da autarquia em continuar a promover o legado literário do conterrâneo Manuel da Fonseca “que, tal como João Morgado, deixou uma obra vasta e dividida entre o romance, o conto e a poesia…” Destacou que ao prémio concorreram mais de uma centena de originais de autores dos vários países de língua oficial portuguesa o que reforça o prestígio deste concurso.
O livro que chegará às livrarias pelas edições Colibri. João Morgado além de se mostrar orgulhoso e feliz pelo prémio recebido, salientou que é um livro diferente em toda a sua obra, pois esta mescla entre a cultura portuguesa e chinesa, o levou a “entrar no campo da imaginação e fantasia oriental, permitindo explorar uma nova faceta da sua escrita”.