Cumpre-se a tradição das Janeiras

Numa saudável e dinâmica parceria, a Banda de Caria e a Irmandade da Santa Bebiana deram as mãos, juntaram esforços e criatividade porque entusiasmo não lhes falta, ainda se juntaram mais alguns voluntários e organizou-se um fantástico grupo de “janeireiros”.

O tempo pregou uma partida no dia 14 de janeiro, mas no dia 21 aí estiveram: começaram no largo dos Condes de Caria, foram ao Largo do Jacinto; Sitio do Cabecinho, Largo da Lage Sobreira. Cerca do Conde, Largo da Trincheira e Bairro de Santa Ana.

No dia 26, hoje à noite, o entusiasta grupo de janeireiros carienses, foi convidado pelo CCR do Monte do Bispo a cantar as janeiras nesta localidade, Evento que marcará a agenda das maiores realizações deste fim de semana.  

O Centro Educativo de Belmonte (N foto de rosto) vem também cantar as Janeiras nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024 nas instituições e serviços da vila de Belmonte e de Caria mantendo a tradição dos últimos anos.

 No Carvalhal Formoso, o emblemático CECURDE organizou o cantar da Janeiras e os janeireiros animaram a localidade no dia 13 de Janeiro, a partir das 17h30m.

Porém quem neste ano abriu o calendário das iniciativas nesta secular tradição popular, foi nem mais nem menos que a singular associação da aldeia menos populosa do concelho de Belmonte; a Associação Liga de Amigos das Olas que no dia 5 de janeiro a partir das 19h30 vieram cantar as Janeiras nas ruas da sua aldeia.


A origem das Janeiras é vaga e perde-se no tempo, no entanto, segundo o arquivo de Lisboa, cantar as janeiras é sinónimo de cantar os Reis. Sabe-se que a tradição das Janeiras deriva de costumes pagãos. Os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá dado origem à denominação do primeiro mês do ano, janeiro, que se inicia depois do solstício de inverno. Por conseguinte, a tradição de Cantar as Janeiras está associada a este costume dos romanos.

O cantar os Reis é, por sua vez, uma tradição cristã que corresponde à quadra festiva de Natal. Os Reis, segundo a Bíblia, correspondem aos três magos, Baltazar, Belchior e Gaspar que vieram dar as boas vindas ao Messias, que nasceu pouco depois do solstício de inverno, ofertando-o com incenso, ouro e mirra. Por sua vez esta é uma tradição que pretende tornar presente a adoração ao menino Jesus.

A tradição popular, ao longo do tempo, fez uma simbiose, fundindo-as numa só.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *