O emblemático Festival Boom, de Idanha a Nova que se realiza na Herdade da Granja, de 20 a 27 de julho, esgotou a venda de bilhetes, logo poucas horas após a abertura da venda.
O evento vai receber cerca de 39 mil pessoas de 177 nacionalidades. Após 4 anos sem edição devido à pandemia da Covid19, a organização decidiu fazer duas edições consecutivas, em 2022 e 2023. Todavia a organização não o pretende tornar em evento anual.
De acordo com a venda de bilhetes registada a edição deste ano, a 14ª, terá 84% de estrangeiros e 16% de portugueses. Para além de portugueses, franceses, alemães e israelitas, traz também participantes oriundos de zonas como o Sri Lanka, Uzbequistão, Togo, Austrália, Japão, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Coreia do Norte, etc.
O Bom é um festival internacional de música e cultura, com um conceito Bienal que consiste no cruzamento de diferentes formas de arte, como música, pintura, escultura, videoarte, cinema, instalações e teatro etc. Considerado como um dos Melhores Festivals do Mundo, também é considerado como o maior evento do gênero na Europa a cada dois anos. Para além de considerado um “festival de vanguarda em termos de expressão artistica” tem também uma perspetiva ambiental e é reconhecidamente consciente do ponto de vista da preservação do planeta com ações significativas para reduzir o desperdício e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
No início deste ano, o Festival Boom foi distinguido com o Green Festival Award, o prémio de sustentabilidade mais importante atribuído a eventos culturais que recebeu pelo oitavo ano consecutivo.