A Feira Internacional de Artesanato Design e outras Artes. A FIADA, está a decorrer no Jardim das Artes da Covilhã, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2023, com artesanato e design, exposições e instalações, oficinas e tertúlias, gastronomia e um cartaz musical de grande interesse.
Concebida no âmbito da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, a FIADA avança para a segunda edição que aponta como principal objetivo divulgar o artesanato nacional e internacional, colocando em evidência os artesãos e a relevância do Design na conceção, inovação e comercialização dos produtos.
Neste sentido o certame procura congregar projectos nacionais e estrangeiros, procurando afirmar-se nacional e internacionalmente. A mostra nacional contará com 40 artesãos de todo o país, que vão mostrar trabalhos das áreas do têxtil, da cerâmica, da madeira e serralharia artística, bem como do design têxtil, de moda, de equipamentos e do mobiliário, entre outros. Já a componente internacional está garantida pela presença das cidades brasileiras de Brasília e Fortaleza, que também contam com o selo de Cidades Criativas da UNESCO na área de Design.
Na afirmação internacional, está também a integração no evento de ações promovidas pelos “PENINSULARES – 4.ºs Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea”, que estão a decorrer na Covilhã e que também terão um espaço físico no Jardim das Artes com a divulgação do trabalho de artistas e designers têxteis, entre Portugal e Espanha,
Em cada dia da Feira, pelas 19h00, acontecerão as já muito populares “FIADA por Miúdos”, dinamizadas pelo Espaço C3D, que receberá crianças que desejem participar nas suas oficinas sem necessidade de inscrição prévia.
No Palco Tradições, outra das novidades desta segunda edição, resultante da parceria com Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música, decorrerão concertos todos os dias, pelas 21h00, em que sons e instrumentos tradicionais se reinventam e misturam com a música contemporânea. O Jardim das Artes receberá neste palco os NOA (31 ago.), as Adufeiras de Idanha-a-Nova (1 set.), o Tremissis Ensemble (2 set.) e o projeto Casa Comum (3 set.). João Abrantes, maestro da Filarmónica Idanhense, participará ainda numa tertúlia aberta ao público na Tenda FIADA, pelas 17h00 do dia 2 de setembro.
O orçamento deste evento é de 50 mil euros e conta com um apoio de cerca de 17 mil euros atribuído pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.