Ao fim de quase três meses de confinamento, a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) retomou o projeto Zéthoven – Plante um músico. com os grupos de percussão da Escola Serra da Gardunha que envolve alunos do Fundão e Silvares, da Covilhã, do Escola EB 2/3 do Tortosendo e do Concelho do Sabugal.
Este regresso é possível pela colaboração da Câmara Municipal do Fundão, Covilhã, Sabugal e Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto que disponibilizaram instalações de modo a que os ensaios se realizassem nas várias localidades permitindo assim um menor número de alunos transportados pela ACBI.
Distanciados na sala de ensaios e equipados com viseiras e luvas, os alunos preparam várias peças para no próximo dia 4 de outubro assinalarem o Dia Mundial do Animal, num trabalho que será reposto em várias escolas do 1º ciclo.
Até meados de julho, todos os grupos irão realizar um estágio de dois dias de modo a recuperar o tempo perdido.
O Projeto Zéthoven é um projeto cultural que tem como objetivo o crescer da criança como ser humano através de uma parceria com a música.
Assim a partir dos três anos de idade as crianças mantêm contacto regular com a mesma e com uma série de actividades que lhes permite o desenvolvimento motor e intelectual. A apresentação pública dessas atividades é sempre o desaguar de todo o trabalho, pois a motivação das crianças é sempre maior quando vê reconhecido o seu esforço e empenho. Desde concertos a audições, passando pelas gravações de CD’s e programas de TV, o Projeto Zéthoven apesar de ser um projeto essencialmente formativo, deixa as crianças com suficientes vivências e conhecimentos de modo a que as mesmas no futuro possam enveredar pelo ensino de qualquer das classes frequentadas. São inúmeros os exemplos de actuais músicos profissionais que tiveram no Projecto Zéthoven o seu primeiro contacto com a música tendo sido factor de motivação para o prosseguimento da carreira