Correio de Caria

Sabugal mantém o Presépio, com as normas da DGS

No Largo do Castelo, da cidade do Sabugal, a Câmara Municipal do Sabugal recria o seu emblemático presépio natural. Está disponível aos visitantes também a partir dia 9 de dezembro e até 7 de janeiro, com plano de contingência especifico de acordo com as normas impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para a proteção da pandemia por covid-19.
Esta iniciativa vai já na oitava edição e é considerado o maior presépio natural do país, trazendo ao Sabugal muitas centenas de visitantes, com uma média nos últimos anos de 50 mil visitas anuais. É construído à escala normal, ocupando mais de mil metros quadrados, tornando-se um espaço identitário do ponto de vista cultural do Sabugal, a par dos monumentos, museus, do património histórico do Sabugal.
António Robalo, Presidente da Câmara do Sabugal referiu que “Celebrar a quadra natalícia com a força das nossas tradições, incutindo valores de partilha, de compaixão e de esperança fazem mais sentido este ano do que nunca”, daí a decisão da organização desta iniciativa ter uma especial importância este ano, pelas contingências conhecidas
O executivo Municipal entendeu que a resposta a todas estas solicitações geradas pela pandemia em nada conflituaria com o destacamento de uma equipa que cumprisse com este objetivo de manter viva esta marca identitária do Concelho, que já ganhou notoriedade nacional.
A organização desta exposição ao ar livre estabeleceu um plano de contingência com entradas e circulação controladas. Criou um sistema de vigilância pelo cumprimento de todas as normas em vigor para garantir a segurança dos visitantes, como sejam o acesso limitado e organizado ao local, medida das temperaturas, a desinfeção das mãos, o uso obrigatório de máscara facial e a distância mínima de segurança de dois metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *