Cerca de 300 atletas e suas famílias e todo o Staff de apoio, invadem Caria, neste sábado, dia 27 de maio. Uma organização de acolhimento que está a envolver a Junta de Freguesia com um considerável numero de voluntários, para que nada falte e se cumpra a tradição de bem saber receber nesta terra. Silvério Quelhas diz que é um esforço grande, mas uma grande oportunidade de trazer gente a Caria e promover a nossa Vila.
Disputado nas categorias de iniciados, juvenis, cadetes, juniores e seniores, nas modalidades de Kata, Kumite individual e Kumite equipas, conta com a participação de 291 competidores de 31 clubes, acompanhados por 20 árbitros e 10 oficiais de mesa.
A organização da prova cabe ao Clube Karaté de Caria e à Liga Portuguesa de Karate do Shotokan com o apoio da Federação Nacional de Karate Portugal, Associação Nacional de Artes Marciais, World Shotokan Karate Do Association, European Shotokan Karate Do Association, em parceria com a Junta de Freguesia de Caria e da Câmara Municipal de Belmonte.
A criação de um Dojo de Karaté em Caria, foi uma aposta do atual executivo da Junta de Freguesia que congrega já 20 atletas e se torna também num polo dinamizador da vila e da freguesia de Caria.
Bruno Cruz, monitor da modalidade, referiu ao Correio de Caria que a iniciativa surguiu como proposta à Liga Portuguesa de Karaté, no sentido de identificar o Karaté com Caria, trazer pessoas a esta vila e gerar motivações para esta modalidade em Caria e na zona envolvente.
Referiu ainda que os apurados nesta competição, serão selecionados para o campeonato Eurpeu da ESCA, estrutura europeia da modalidade.
Uma prova nacional na vila de Caria, onde todos são convidados a assistir.