Caria ao Rubro com campeonato de Karaté

Fazendo jus à manchete da edição em papel do Correio de Caria, esta vila de Caria foi inundada por um contingente de atletas vindos de vários pontos do País, onde toda a organização do evento esteve devidamente à altura do acontecimento.

 Parafraseando a rádio Caria, a vila de Caria foi no domingo  “capital” do Karaté.

O 32º Campeonato da Liga Portuguesa de Karaté Shotokan, para as categorias de iniciados, juvenis, cadetes, juniores e seniores, nas modalidades de Kata, Kumite individual e Kumite equipas, decorreu como anunciado no Pavilhão de Caria, no passado domingo.

O campeonato nacional contou com a participação de 291 atletas de 31 clubes, que disputaram 298 combates, uma vez que alguns atletas fizeram também provas de transição de escalão. Sendo acompanhados por 20 árbitros e 10 oficiais de mesa.

A organização da prova foi do Clube Karaté do Caria e da Liga Portuguesa de Karate do Shotokan com o apoio da Federação Nacional de Karate Portugal, Associação Nacional de Artes Marciais, World Shotokan Karate Do Association, European Shotokan Karate Do Association, em parceria com a Junta de Freguesia de Caria e a colaboração da Câmara Municipal de Belmonte.

No final do evento Correio de Caria falou com os organizadores do evento: José Ferreira da Liga portuguesa de Karaté; Bruno Cruz pelo JODO de Caria e Silvério Quelhas pela Junta de Freguesia de Caria.

O treinador do JODO de Karaté de Caria, Bruno Cruz, explicou que este processo decorreu de uma candidatura que a Associação de Karaté da Cova da Beira que integra cerca de 80 praticantes de Caria, Tortosendo e Unhais da Serra, apresentou à Liga Portuguesa de Karaté merecendo a confiança nesta aposta, uma vez que o objetivo também é criar uma identificação local com a modalidade.

O JODO de Karaté de Caria tem cerca de 15 meses, conta agora com cerca de 20 participantes, o arrojo nesta organização é uma forma também de lhe dar visibilidade em termos locais e regionais.

O presidente da Liga Portuguesa, José Ferreira, destacou que em termos de organização e acolhimento este evento de Caria esteve ao melhor nível, que se houve falhas, não se apercebeu explicando que esta opção foi apresentada pela Associação da Cova da Beira, resultando muito bem. Referindo ainda que não é prática a Liga fazer dois campeonatos seguidos na mesma localidade, mas que se demonstrou muita capacidade de organização para um evento desta envergadura.

O presidente da Junta de Freguesia, Silvério Quelhas, mostrou grande regozijo e satisfação em receber esta prova de dimensão nacional, com duas componentes que funcionaram muito bem, a organização do campeonato em todas as suas fases, da responsabilidade da componente desportiva, bem como toda a capacidade organizativa do Staf de apoio, constituído por um operacional grupo de voluntários e os membros da Junta de Freguesia.

Coincidindo a fase final com o jogo do Benfica/Santa Clara que parou o País colado aos ecrãs, o campeonato conclui-se com grande sucesso e satisfação que ía sendo testemunhada pelos representantes dos clubes e pais dos atletas visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *