Correio de Caria

Torneio de Boccia

Decorreu no dia 20 de junho no pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte, o torneio Municipal de Boccia do concelho de Belmonte, promovido pela Projeto Esperança com participação das equipas de : Centro de Dia de Caria, Lar de Caria, Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, a Solis e o Centro Social do Colmeal da Torre. Para além destes o Boccia também está presente noutras instituições mas que neste dia não puderam estar presentes.
Este torneio foi o culminar da prática desta atividade que o Projecto Esperança do CLDS 4G vem desenvolvendo durante o ano nas instituições do concelho através de dois técnicos contratados da modalidade. Cada equipa de cada instituição era constituída por seis elementos, embora algumas trouxessem também já, as suas claques de apoio.
Para Luis Elvas Coordenador do Projeto Esperança esta atividade é o culminar de um processo que procura promover a mobilidade, o exercício psico-motor e a participação social e estes encontros, são muito acima do aspeto competitivo, a oportunidade de lazer e de convívio entre todos. O publico alvo é a população idosa embora as modalidades do Boccia possam ser mais transversais e para além dos idosos, institucionalizados ou não, envolver outros extratos, como aqui em Belmonte que também integra os alunos do Ensino Especial do Agrupamento Pedro Alvares Cabral.
Após a competição houve um lanche convívio e embora os prémios fossem todos iguais e “todos tivessem ficado em 1º lugar”, o vencedor deste torneio foi a equipa da Santa Casa da Misericórdia.
O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais se destaca o bowling e a petanca.
Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica
jhs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *