V Edição do Grande Prémio de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela, neste fim de semana

A Prova Internacional de Ciclismo “V Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela”, decorre nos dias 26, 27 e 28 de maio. A corrida que envolve o território das Beiras e Serra da Estrela e está de volta na sua quinta edição após uma interrupção desde 2019 forçada pela pandemia do covid 19.
O GP Internacional tem início a 26 de maio e o concelho de Belmonte recebe a 3ª etapa da prova a 27 de maio com passagem pelas 12h30 em Caria e posteriormente com passagem por Belmonte.
Na estrada vão estar 17 equipas de quatro continentes, “que representam as cores de cinco países – Portugal, Espanha, Canadá, Angola e Filipinas.
Aguardam-se três dias de grande competição com quatro etapas, uma delas em Contrarrelógio por Equipas, percorrendo um total de 499,8 km que vão cobrir os 16 municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), a quem pertence a organização da prova, em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
Hoje dia 26 de maio teve um arranque em grande, com direito a dupla jornada. De manhã, às 10 horas, a etapa inaugural que foi marcada por um Contrarrelógio por Equipas, com partida de Seia rumo a Gouveia, num percurso com 15,8 km. A 2.ª Etapa tem lugar esta tarde, às 15h25 e sai de Fornos de Algodres em direção a Figueira de Castelo Rodrigo, com chegada à meta prevista para as 18h30, após 123,5 km de trajeto. Com duas contagens de montanha de 3.ª Categoria, em Celorico da Beira e Trancoso.

No sábado, dia 27, a 3.ª Etapa parte de Penamacor para uma viagem de 176,8 km, que tem Pinhel como destino e passando em Caria e Belmonte, como atrás referido. Trata-se da única tirada plana, mas com dois sprints bonificados, em Belmonte e no Sabugal.
Para o último dia, domingo, esta guardada a etapa mais longa desta edição, com 183,7 km entre o Fundão e a cidade da Guarda. A etapa a mais dura e por isso a mais decisiva, com quatro Prémios de Montanha: Alpedrinha (3.ª Categoria), seguindo-se a subida à Torre (1.ª Categoria). No Sabugueiro há depois uma contagem de 2.ª categoria, antes da Meta Volante de Manteigas e por fim, uma 3.ª Categoria, já dentro da cidade da Guarda e a menos de 10 km da meta.

Um Pelotão internacional com 17 equipas e 117 corredores
A lista de inscritos conta com 117 corredores, os quais representam 17 equipas, seis delas internacionais. As portuguesas são a ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive / Q8 / Anicolor, Credibom-L.A. Alumínios-MarcosCar, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, JVPerfis Windmob, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL e Óbidos Cycling Team. Vêm também as espanholas Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA e Electro Hiper Europa, a angolana Bai Sical Petro de Luanda, a Xspeed United Continental chega do Canadá e das Filipinas vem a NSJBI Victoria Sports Cycling Team.
jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *