Correio de Caria

Controle da Pandemia com novas normas

O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 6 de janeiro, novas medidas de contenção da pandemia de Covid-19, entre as quais se destacam o re-início das aulas no dia 10 de janeiro, a reabertura de bares e discotecas, a partir de 14 de janeiro, e a isenção de testagem para pessoas com a dose de reforço há mais de 14 dias em várias situações.

Neste dominio, quem tiver a dose de reforço da vacina para a covid-19, o isolamento fica apenas reservado para coabitantes com pessoas infetadas.

Nas escolas a abertura continua agendada para 10 de Janeiro e acaba o isolamento de turmas quando há um caso positivo.

Quem foi vacinado com dose de reforço há mais de 14 dias fica isento de apresentar teste negativo para aceder a locais ou atividades que o exigem.

A testagem é obrigatória nas visitas a lares ou a pacientes em estabelecimentos de saúde, bem como no acesso a grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos (salvo decisão em sentido contrário da Direcção-Geral da Saúde).

Para lá do que estava em aberto ou previsto, e atendendo ao elevado número de pessoas infetadas com a doença, sobretudo com a nova variante Ómicron, foi anunciado o encerramento dos bares e discotecas até 14 de janeiro e a partir desta data o regime de teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser apenas “recomendado”.

Os certificados digitais continuam a ser exigidos em restaurantes, estabelecimentos de alojamentos turísticos, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

O Governo anunciou que ao 14.º dia de reforço da dose da vacina contra a Covid-19 esse certificado será atualizado automaticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *