J.I. do Carvalhal Formoso com 10 crianças

Um destaque para o Jardim de Infância de Carvalhal Formoso, estabelecimento que era para encerrar neste ano lectivo, por ter apenas quatro alunos, mas como havíamos referido em noticia anterior, houve um compromisso da Câmara Municipal que asseguraria o vencimento da educadora durante um ano, para permitir que estes meninos não fossem para outro estabelecimento e daqui saíssem só no final deste ano letivo para ingressarem no Primeiro Ciclo.
Nesta conformidade a Câmara Municipal articulou com a Santa Casa da Misericórdia para ceder uma educadora de Infância e mais uma auxiliar, neste ano letivo para o Carvalhal Formoso. A educadora convidada foi Carla D´Elvas, em serviço nesta instituição há 23 anos. Com ela foram mais quatro meninos e uma auxiliar da Santa Casa, que pais e instituição autorizaram a deslocação; mais um aluno de Rebelhos, freguesia da Bendada e outro de Belmonte que se integrou pela primeira vez.
O Municipio assegura o transporte e a Junta de Freguesia de Inguias, as refeições, a manutenção e os encargos com a limpeza. A escolinha que as crianças até referem como “a melhor escola do Mundo” (claro que para elas também o Mundo é pequeno), tem ainda outras particularidades como um animal de estimação (um gato silvestre) adotado por alunos e pessoal que às 9h já espera os alunos; dão uns passeios pela aldeia, interagem com os idosos e o espaço interior e exterior parece um laboratório de criatividade.
Educadora e auxiliares de educação salientaram que era uma pena este estabelecimento estar fechado, reunindo condições de excelência ao nível interior e exterior para atividade pré-escolar.
Carla D`Elvas formou-se no IPG da Guarda, foi colocada no ADM Estrela, depois na Santa Casa da Misericórdia da Guarda, no Jardim de Infância de V.N. Foscoa, em Mós do Douro e há 23 anos na SCMB. Tendo concorrido este ano para o Publico e a havendo colocado em Sintra. Diz que “em bom momento também surgiu esta oportunidade, na qual se sente muito feliz e tão entusiasmada como se estivesse agora a iniciar a sua atividade profissional…
A Junta de Freguesia, cuja visita do presidente coincidiu com a nossa, também revelou entusiasmo idêntico, pois embora o crescimento não revele aumento de população na aldeia, acaba por ser mais gente a vir ao Carvalhal Formoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *