Apesar das aulas terem terminado duas semanas antes do final do período escolar, o Ministério da Educação, anunciou que face ao momento especial que o País vive “a avaliação sumativa do 2.º período será efetuada com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação”, de acordo com as indicações enviadas em comunicado a todos os diretores das escolas e publicadas no sítio https://apoioescolas.dge.mec.pt/.
A forma de as publicitar está a ser ultimada, atendendo a questões relacionadas com a protecção dos dados pessoais dos alunos.
Os moldes de funcionamento do 3.º período lectivo serão divulgados até 9 de Abril. O ministério referiu também, que estão a ser estudadas várias soluções – que podem passar por canais “do estilo YouTube”, que permitem a transmissão de vários conteúdos em simultâneo ou também por fazer chegar os conteúdos pela televisão por cabo” – para que os alunos continuem a ter acesso aos conteúdos educativos durante o terceiro período.
A Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu no referido sítio online (http://apoioescolas.dge.mec.pt), um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
–
manter contacto regular com os seus professores e colegas;
– consolidar as aprendizagens já adquiridas;
– desenvolver novas aprendizagens.
Perto ou longe, a Educação é um direito!