António Beites, eleito numa candidatura independente pelo partido “Nós, Cidadãos”, inicia o mandato Autárquico à frente da autarquia belmontense, com maioria absoluta no executivo Municipal.

Realizou-se esta segunda-feira, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município de Belmonte, que marcou o início oficial do novo mandato da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e dos presidentes de Junta de Freguesia do concelho.
O novo presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Beites, eleito sob o partido “Nós, Cidadãos” nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, tomou posse para o seu primeiro mandato à frente da autarquia belmontense. O agora presidente do Municipio de Belmonte, exerceu funções de presidente da Câmara Municipal de Penamacor, cargo onde atingiu o limite de mandatos e não se podia mais candidatar.
O agora autarca de Belmonte venceu as eleições com uma expressiva vantagem, elegendo mais dois vereadores: Joaquim Antunes e Lara Curto. A segunda força mais votada foi o Partido Socialista que elegeu o cabeça de lista (e presidente da Federação Socialista) Vitor Pereira que assumiu o cargo de vereador. O candidato pelo PSD, António Marques, renunciou ao cargo de vereador, passando este para o segundo da lista, Humberto Barroso. O social-democrata não marcou presença na cerimónia de tomada de posse, tendo feito chegar à autarquia uma nota escrita a formalizar a sua decisão.
No seu discurso, António Beites destacou a importância de servir o concelho com dedicação e proximidade, afirmando que “Belmonte merece o melhor de cada um de nós. Este é um projeto de todos e para todos, que queremos construir com diálogo, transparência e dedicação ao serviço público.”
O novo presidente reforçou ainda o compromisso com o desenvolvimento sustentável do concelho, a valorização do património e o reforço da cooperação entre freguesias, salientando como prioridades a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida das populações.
Na mesma sessão foram ainda empossados, os membros da Assembleia Municipal, onde os independentes do Nós Cidadãos elegeram 6 deputados Municipais, o PS 5, o PSD 3 e a CDU 1. João Hipólito Pereira Pinto é o novo Presidente; Maria das Neves Amaro, a 1ª Secretária; Marta Alexandra Santos, a 2ªSecretária; seguem-se Anabela Pinto, do PS Tiago André Gaspar, do PSD; Artur Elvas, do PS; Vítor Manuel Correia Gregório, NC; Bruno António Valadas, PSD; Paulo Jorge Gonçalves Marçalo, Carla Marina Sequeira Cruz, NC; Dora Margarida Pinto Marques, PSD, Luís António Pinto Almeida, PS; Ricardo Manuel Cerdeira Nunes,NC; Manuel João Cordeiro Magrinho, CDU; Patricia Isabel Eusébio, do NC.
Bem como os presidentes de Junta: Pedro Almeida, independente, pelo Colmeal da Torre; Hugo Adolfo e Luis Adolfo, do PS, por Belmonte e Inguias, respetivamente; e Alexandra Pombo e Silvério Quelhas do PSD, de Maçainhas e Caria, respetivamente.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Manteigas, Guarda, Covilhã e Penamacor, bem como de diversas entidades civis e representantes institucionais, que se associaram a este momento de renovação democrática e de confiança no futuro de Belmonte.






No final da sessão houve um almoço convívio de eleitos e apoiantes da candidatura “Nós Cidadãos”, onde os presidentes de Junta de Caria e Maçainhas também foram convidados…
Carlos de Vasconcelos /jhs
