Aniversário da Freguesia da Capinha

A Capinha celebrou no passado dia 20 de Julho o seu aniversário da Freguesia, o evento comemorativo contou com a inauguração e requalificação de calçadas e de homenagem ao antigo Presidente da Junta de Freguesia, o José Luís Robalo das Neves, assim como a apresentação do projecto do Centro Interpretativo do Regadio e da Casa de Pasto da Barragem da Capinha.
Na sessão solene que contou com distintas personalidades do meio social da Capinha, da Câmara Municipal e das outras freguesias do concelho do Fundão, o presidente da Junta, Vitor Fernandes dirijui-se em primeiro lugar ao homenageado José Luís Robalo das Neves pelo seu trabalho empenho e dedicação á causa publica, anunciando que vão atribuir o seu nome ao futuro parque infantil que vai ser feito, de modo a que fique perpetuado, na terra que tanto amou.
Vitor Fernandes salientou que “juntamos passado, presente e futuro da aldeia da Capinha. Do passado, temos muitos e muitos vestígios e sítios arqueológicos, há até quem nos associe a Talabara. No presente, vivemos um tempo difícil, mas resistimos com determinação. Para o futuro, com os pés assentes na terra, apoiamos e dinamizamos projectos consistentes”, realçando os projectos do Centro Interpretativo do Regadio e da Casa de Pasto da Barragem. “Assim, já nos vamos habituando, de forma determinada, a olhar para a Capinha como uma aldeia deste século XXI no Concelho do Fundão, olhando-a como: – uma pequena estrutura urbana localizada num vasto meio rural, que tem como função essencial a gestão agroecológica do território, a conservação do património natural e cultural, e que, ao mesmo tempo, será capaz de gerar as suas próprias energias renováveis e incorporar novas actividades económicas, tendo em vista uma economia de bem estar e uma comunidade humana intergeracional satisfeita com o seu estilo e da sua qualidade de vida.
Dirigindo-se depois a Paulo Fernandes, presidente da Câmara em fim de mandato disse “Não posso deixar de o cumprimentar de forma muito especial, quando o seu mandato, na Câmara Municipal do Fundão, se aproxima rapidamente do fim. Por duas razões, porque reconhecemos o que já fez (e o que ainda lhe falta fazer até Outubro de 2025) em favor do desenvolvimento da Capinha, e porque temos a certeza de que, noutras funções (sejam elas quais forem), irá continuar a acompanhar de muito perto o desenvolvimento inovador e equilibrado da nossa freguesia.
Concliu dizendo que”Quando faltam cerca de três meses para as eleições autárquicas, estando a finalizar o meu segundo mandato, é hora de prestar contas, não irei elencar tudo o que foi feito nestes 8 anos, mas a obra está á vista, por razões de querer terminar alguns projetos, uns em andamento e outros que estão em promessas, anuncio aqui que irei me recandidatar a um terceiro mandato com o mote de Capinha para Todos”.
O Presidente da Câmara, Paulo Fernandes, destacou a dedicação e espirito de entrega dos autarcas e gente da Capinha, no sentido de nunca se resignarem e continuarem a apostar na construção do futuro, garantindo que até ao final do seu mandato tudo continuará a fazer para concretizar o que está previsto e assumido para com a Capinha e, que sim, as ligações que tem com as pessoas desta freguesia não se vão perder com o final do seu mandato e que naturalmente continuará a acompanhar esta terra.
Da sessão fez parte também uma apresentação pelos técnicos dos dois projetos da Capinha, culminando o encontro com um apontamento musical por alunos da Escola de Música do Fundão e um lanche convivio a boa maneira das tradições da Beira.´
jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *