Para o exercício do cargo de Presidente da Câmara de Belmonte vão concorrer cinco personalidades, liderando cinco equipas com programas e propósitos diferentes. No sentido de contribuir para um melhor esclarecimento dos eleitores, vimos colocar a cada uma as cinco primeiras medidas que irá tomar caso seja eleito Presidente da Câmara de Belmonte, no próximo dia 12 de outubro.
A respostas devem ser diretas, precisas e concisas não podendo ultrapassar os 2000 carateres (com espaços) em cada candidatura e o texto enviado à nossa redação até ao dia 21 de setembro.
Reserva-se o direito a cada candidatura de não querer responder, agradecendo apenas que nos comunique se for esse o caso.
Com as Melhores Saudações
O diretor do Correio de Caria
Esta foi a proposta do Correio de Caria
à qual cada candidato respondeu:
António Cardoso Marques

Somos naturais ou residentes no concelho de Belmonte e apresentamos esta candidatura – É para mudar Belmonte – porque não aceitamos o imobilismo, a passividade, nem a forma como as decisões têm sido tomadas. Defendemos um concelho dinâmico e ambicioso, capaz de valorizar os seus recursos, de unir tradição e modernidade, de atrair investimento e de se destacar pela qualidade de vida oferecida a todos os seus cidadãos.
Eu e a minha equipa lutámos nos últimos quatro anos na Assembleia Municipal por um concelho melhor, mas as nossas propostas foram todas bloqueadas pela maioria do Partido Socialista. As atas são públicas e pode aí ser confirmada a forma honesta, trabalhadora e séria com que encarámos essa missão. Servi também o concelho na liderança de uma IPSS, com um trabalho realizado que nos orgulha. Estivemos sempre cá, a lutar pela mudança no concelho. Não faremos promessas que não consigamos cumprir, e orientamo-nos pelas prioridades.
A primeira será a procura do equilíbrio financeiro da autarquia, com uma gestão financeira criteriosa, responsável e transparente. Esta prioridade determinará o ritmo de execução de outras prioridades e medidas, das quais destaco: – Elaboração de plano de recuperação de infraestruturas básicas, tais como a rede viária, que avalie a necessidade de substituição prévia de rede de água e/ou saneamento e a construção de passeios, vias cicláveis e sumidouros de águas pluviais; – Aposta na recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim os encargos do município, e revisão do efetivo e localização dos contentores de indiferenciados; – Criação do Gabinete de Projetos e investimentos e apresentação de candidaturas a financiamento externo em todas as áreas para atração de investimento, e dinamização da economia local; – Plano de exercício e saúde em estreita colaboração com a ULS Cova da Beira / SNS e com a comunidade; e – Oferta do acesso ao Serviço Institucional da Escola Virtual aos estudantes que frequentam as escolas no concelho, desde o pré-escolar ao 12.º ano, no período 2025-2028.
António Luis Beites

5 Medidas estruturais:
- Elaboração de um estudo global relativo às infraestruturas do Concelho de Belmonte: Componente de infraestruturas rodoviárias, água, saneamento, e redes de águas pluviais, bem como do património histórico-cultural, otimizando uma estratégia de investimento, visando a sustentabilidade financeira por via da melhoria das infraestruturas e da promoção turística, através da obtenção de financiamentos comunitários.
- Criação de Áreas de acolhimento empresarial no Concelho, utilizando fundos comunitários, com reprogramação do Portugal 2030, visando a criação de condições para captação de investimento e criação de emprego.
- Criação de loteamentos habitacionais, potenciando a construção de habitação, com regulamentação própria, bem como a criação de condições para a reabilitação de habitação devoluta e degradada, em todas as Freguesias do Concelho.
- Colaboração com o Agrupamento de Escolas, visando a implementação de um ambicioso projeto educativo, de médio e longo prazo, incluindo a melhoria das infraestruturas escolares em Belmonte e em Caria, incluindo também os restantes parceiros educativos.
- Reforço da colaboração e dos apoios ao setor associativo e social, com regulamentação própria, potenciando uma elevada dinâmica social, desportiva, cultural, recreativa e cinegética.
Vitor Pereira – P. S.

Considero prioritário ter CONTAS EQUILIBRADAS, trabalhando na consolidação financeira das contas do Município, gerir com rigor e transparência cada cêntimo do dinheiro público. Só com contas certas teremos a confiança dos fornecedores e investidores. Só com conta certas podemos ter disponibilidade para ir a fundos europeus. Só com contas certas poderemos concretizar e levar Belmonte mais longe.
Avançar com um PLANO ESTRATÉGICO DE CAPTAÇÃO E FIXAÇÃO DE INVESTIMENTO, para cativar e fixar empresas e empresários (de fora ou locais) a fim de criarmos mais postos de trabalho. As pessoas só ficam onde há trabalho. Vamos criar o regulamento de apoio ao investimento e bater às portas certas, apresentando Belmonte com todo o seu enorme potencial, nomeadamente da disponibilidade para se localizar aqui empresas, evidenciar a localização estratégica como as ligações à A23 e A25, a linha de caminho de ferro, que nos situamos a meio caminho de Aveiro, Lisboa, Porto e do coração da Península Ibérica. Mostrar as vantagens de ficar em Belmonte, nesta terra de esperança.
Apostar ainda mais no TURISMO – BELMONTE VILA MUSEU, com a renovação do Museu dos Descobrimentos, do Ecomuseu do Zêzere, do Museu do Azeite, da Igreja de Santiago, do espaço museológico do Castelo, da Casa da Torre, da Casa Etnográfica e da Casa da Roda, em Caria, do Lagar de Azeite de Maçaínhas e promover ainda mais a Torre Centum Cellas no Colmeal da Torre. Promover eventos periódicos de natureza cultural e lúdica, para que possamos continuar a atrair mais turistas nacionais e estrangeiros.
REQUALIFICAR AS ESTRADAS DO CONCELHO, repavimentando e recuperando as estradas municipais melhorando a mobilidade de segurança e conforto, dando prioridade à principal entrada do concelho e da vila, desde o nó de Maçaínhas até ao cruzamento da Grasil, e proceder de igual forma nas estradas de ligação de Caria ao Monte do Bispo e a Peraboa, bem como a entrada norte de Malpique, para além de muitas outras.
APOSTAR NA EDUCAÇÃO, a educação é o pilar fundamental da nossa sociedade, assim, entre outras medidas e projetos, pretendemos criar um gabinete municipal dedicado à educação, avançar com um programa educativo municipal que inclua e tire partido da plataforma escola virtual para alunos de modo que estes possam ter acompanhamento em casa.
Constituir o Conselho Municipal da Juventude e promover um mês inteiramente dedicado à juventude com atividades culturais desportivas e de lazer.
Carlos Afonso C.D.U.

NÃO QUIS RESPONDER
Diogo Valentim – CHEGA

GARANTIU QUE MANDAVA,
MAS NÃO CHEGOU
A ENVIAR
N.R:
Para resposta ao presente questionário, António Cardoso Marques enviou prontamente, dentro do prazo o texto que se publica integralmente; António Luis Beites, respondeu no limite do tempo e apenas precisou de1330 carateres, Vitor Pereira pediu para enviar no dia seguinte e o texto superava em muito o solicitado, obrigando a suprimir uma parte para equilibrar com os demais
A todos o nosso agradecimento, pelo contributo no esclarecimento à população…
jhs