A Fibra é Curta para as Olas…!

Quatro mil e quinhentos euros é a soma com que as Olas podem contar da parte das autarquias, para o investimento de 22.755€. necessários para a instalação de equipamento que permita a fibra ótica nesta aldeia. O assunto fez parte da Ordem de Trabalhos da última sessão de Câmara de 21/9, onde o vice-presidente que dirigiu a reunião, apresentou ao restante executivo uma proposta de dois mil e quinhentos euros para deliberação, informando que a Junta de Freguesia de Inguias já se havia comprometido com outros dois mil euros. O vereador da CDU, disse ter ouvido falar numa sessão anterior que a Câmara disporia de 20 mil euros pra este equipamento, mas o vice-presidente desmentiu “então ouviu mal”, referindo que “é aquilo que a Câmara nesta ocasião consegue dispor, tendo em conta a dimensão da localidade e as questões muito mais urgentes que o município tem para resolver” … “temos de olhar a prioridades”, salientando que em todos os concelhos se passam situações destas, havendo no País muitas localidades que também não irão ter cobertura de fibra ótica: A verba acabou por ser aprovada por unanimidade.


Recebemos da parte da direção da Associação Liga dos Amigos das Olas, no dia 27/9 um comunicado onde apresenta reação a esta decisão, por conhecimento tomado através da Rádio Caria.
Considerando que em” Contraditório, a Aldeia de Olas da Freguesia de Inguias do Concelho de Belmonte foi de forma assumida discriminada na reunião de câmara do dia 21 de setembro” realçando que “- Olas – aparece no placar publicitário da Freguesia de Inguias, colocado no cruzamento do Carvalhal Formoso, como local de interesse turístico, mas são apenas 34 habitantes, pelo que não se justifica investir!! Cada ouvinte reflita e retire a suas conclusões”.
Consideram que “- Colocação de Fibra na Aldeia de Olas não é uma prioridade da Câmara Municipal de Belmonte, nem da Junta de Freguesia de Inguias”, e questionam: “como podem responder: – aos 5 casais jovens residentes na aldeia? – aos 65% de idosos residentes na aldeia? – como perspetivam o futuro das crianças recentemente nascidas na aldeia?- como responde aos empresários em nome individual (jovens) que necessitam do digital em particular do acesso a Net (Fibra Ótica) para estabelecerem contactos e desenvolverem as suas atividades?

  • que futuro garantem aos jovens estudantes a frequentar o ensino técnico-profissional e superior que necessitam do recurso ao digital para desenvolverem os seus estudos e
    progredir no conhecimento”.
    O comunicado faz ainda um descritivo histórico das reuniões que têm tido com as autarquias e as expectativas entretanto criadas, onde parecia ser entendível um consenso para pagamento dos 18.500€ mais iva en três prestações no ano de 2023 e 2024.
    Concluindo que perante a decisão da Câmara “A Associação Liga dos Amigos das Olas é de natureza solidária e combate a toda e qualquer forma de discriminação e de desigualdade social e enquanto representante das pessoas e da Sociedade Civil, SIM vamos assumir o compromisso da Fibra como Direito Fundamental e deixamos às Consciências Cívicas uma oportunidade para pensarem e refletirem sobre os seus Atos.”
    Jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *