De acordo com a lei das autarquias locais a instalação dos eleitos nos órgãos autárquicos deve ter lugar até ao 20.º dia posterior ao apuramento definitivo dos resultados eleitorais. Neste sentido foi enviado à redacção do Correio de Caria, ontem 30 de Setembro, os editais que anunciam a instalação dos órgãos autárquicos municipais no dia 15 de outubro p.f. A partir das 17h no Auditório Municipal.
Nesta sessão serão empossados para o novo mandato autáquico, o presidente da Câmara e vereadores eleitos: António Rocha e Paulo Borralhinho (PS); André Reis e José Mariano (PSD); e Calos Afonso CDU:
Seguidamente tomarão posse os eleitos da Assembleia Municipal cujos mandatos serão: sete para o PSD, os mesmos do PS, enquanto a CDU elege um Deputado. O Partido Socialista fica com na Assembleia Municipal com 10 eleitos (7 Deputados e 3 Presidentes de Juntas de Freguesia), o PSD com 8 eleitos (7 deputados e 1 Presidente de Junta) e a CDU com um eleito. A lista mais votada par este órgão foi a do PSD, pelo que o novo Presidente da Assembleia Municipal será o cabeça de lista deste partido, António Cardoso Marques.
Recordamos já agora os eleitos para cada uma das Assembleias de Freguesia depois do apuramento final divulgado pela Presidente da Assembleia de Apuramento Geral do Concelho de Belmonte Drª Márcia Maria Alves Batista:
Assembleia da União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre: O PS obteve 986 votos, o PSD obteve 824 votos, a CDU 129 votos. Ficando o PS com cinco mandatos e o PSD com quatro.
Para a Assembleia de Freguesia de Caria foi apurado para o PSD 584 votos, o PS obteve 308 votos, a CDU 48 votos. Resultando em seis mandatos par o PSD e três para o PS.
Para a Assembleia de Freguesia de Inguias: O PS obteve 262 votos, o PSD obteve 156 votos, a CDU 11 votos. Resultando cinco nmadatos para o PS e dois mandatos para o PSD.
Na Assembleia de Freguesia de Maçaínhas, o PS obteve 107 votos, a CDU 61 votos e o PSD 12 votos. Conseguino o PS cinco mandatos e CDU dois. A lista do PSD.
Um Xadrez diverso em termos de influência politica no concelho, tendo em conta que na maior freguesia do concelho (Belmonte e Colmeal da Torre) 162 votos apenas, separa o PS do PSD; Em Caria o PSD venceu com maioria absoluta. Nas Inguias é o PS quem ganaha com maioria absoluta, assim como em Maçainhas, porém nestas os adversáriso diretos do PS variam. Em Inguias a seguna força é o PSD e em Maçainhas foi a CDU.
O PSD não obteve nenhum mandato em Maçainhas e a CDU não teve mandatos da Assembleias de Freguesia de Belmonte, Caria e Inguias.
N.R.: Ao nível dos órgãos municipais é agora tempo de lavar os cestos e procurar consensos, uma vez que ambas as maiorias são relativas. Decorrem negociações num “mercado” muito concorrido onde muito se especula sobre “quem se compra ou deixa comprar”. Sabendo nós que a arte de saber negociar é dos fatores mais assertivos das nossa democracias. Daremos conta de algumas dessas movimentações em artigo posterior.