O Programa de Captura, Esterilização e Devolução, para colónias de gatos silvestres está a dar os primeiros passos no concelho de Belmonte.
A partir de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Caria, com a promoção de um colóquio sobre o programa CED e o pedido de cabimentação ao Município de Belmonte, de uma verba no Orçamento Municipal para este fim, o programa CED vai mesmo avançar uma vez que o Orçamento do Município de Belmonte já previa para 2022, 5000€ para este efeito.
Decorreu na passada quinta feira dia 8 de setembro uma reunião conjunta com os serviços municipais e representantes das Juntas de Freguesia, no sentido de se começar a desenvolver a aplicação deste projeto. Para já foi contratualizada uma clínica veterinária na Covilhã para fazer a esterilização e indicada uma técnica do município para fazer esta coordenação e articulação entre a clinica, as freguesias e os cuidadores das colónias.
O processo passa pelo preenchimento de um formulário no site do município: https://cm-belmonte.pt/programaced/. Na sequência do qual a técnica municipal vai ao local e desencadeia o processo.
Conforme o Correio de Caria já tinha descrito o programa consiste: em identificar as colónias; vir o local e realizar a captura das fêmeas, encaminhá-las para a esterilização, ficar em recobro em local seguro e depois devolvê-las ao próprio meio. O programa está considerado como o método mais eficaz para reduzir e progressivamente eliminar as colónias de felinos errantes que se propagam nos espaços urbanos. é apoiado pelo Orçamento Geral do Estado através de programa da União Europeia.
Muito bom! O CED é muito importante e a unica maneira de controlar as colónias de gatos de rua! Espero que muitos gatos e gatas vão ser esterilizados.