Correio de Caria

CIBB Recupera Linhas de Água

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa prossegue, através de uma candidatura Europeia, com a recuperação das linhas de água e galerias ripícolas na sub-região da Beira Baixa.

No âmbito desta candidatura foram selecionadas linhas de água prioritárias em função das vulnerabilidades identificadas face aos impactos das alterações climáticas. As intervenções dirigidas pela CIMBB, em articulação com os municípios integrantes, decorrem nos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor e Proença-a-Nova.

Na primeira fase que decorreu em 2020, foram intervencionados o Ribeiro do Enxarrique, em Vila Velha de Ródão) e o rio Bazágueda, em Penamacor. Em 2021 decorre a segunda fase e vão ser intervencionados a Ribeira de Almaceda, na Freguesia de Almaceda, Castelo Branco; o Rio

Ponsul, na Freguesia de Penha Garcia, Idanha-a-Nova;  a Ribeira da Roda Freguesia de Amieira, em Oleiros e o Rio Ocreza, na União Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, em Proença-a-Nova.

Estas ações vão permitir a limpeza dos leitos das linhas de água e as suas margens, gerando contributos económicos, e ambientais ao nível da agricultura e do turismo.

FF/Jhs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *