De Comboio ao Entroncamento

A Associação Move Beiras (AMB) vai realizar no próximo sábado, dia 24 de Setembro, uma viagem de comboio até ao Entroncamento.

Esta viagem pretende relembrar e dar a conhecer a história da ferrovia, promover o comboio como meio de transporte sustentável e incentivar a sua utilização com mais frequência.

Para além da bonita viagem de comboio o evento conta também com visitas guiadas ao Museu Nacional Ferroviário, às Oficinas de Conservação e Restauro do museu, aos Bairros Ferroviários e a um Passeio no Mini Comboio e terá incluída animação musical a bordo.

Animação, convívio e cultura durante todo o dia, serão ingredientes desta atividade que integra habitantes de várias localidades e várias gerações, para promover o relacionamento entre elas e “trazer” vida ao interior e à região das Beiras.

A viagem é de um dia completo e vai encher duas carruagens do Intercidades com cerca de 160 pessoas, sai às 07:00h da estação da Guarda e regressa por volta das 23:40, à mesma estação. Estarão envolvidas neste evento quatro freguesias: Guarda, Benespera, Vela e Tortosendo.

Os passageiros levam o seu farnel e terão a oportunidade de comer em carruagens restaurante disponibilizadas pelo Museu.

O Tortosendo terá uma paragem especial concedida, uma vez que o Intercidades não costuma aqui parar para receber e largar passageiros

As partidas das estações estão previstas para o seguinte horário:

• 07:00h – Guarda

• 07:20h – Benespera (embarques dos grupos da Benespera e Vela)

• 07:50h – Tortosendo

Estarão presentes membros da organização nos 3 pontos de embarque.

A AMB foi criada em Abril de 2021 e tem como objetivo “dinamizar o interior; promover a utilização do comboio; potenciar a criação de riqueza e valorização das pessoas e dos territórios percorridos pelas Linhas Ferroviárias da Beira Baixa e Beira Alta”. 

A viagem tem parcerias da Associação Cultural e Recreativa de Benespera, da Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, da União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo e do Clube Cicloturismo da Vela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *