O controle de entradas com Espanha exige medidas especiais e neste sentido o governo definiu apenas nove pontos de passagem autorizados na linha fronteiriça, os quais serão acompanhados por patrulhas de controlo móvel do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da GNR.
O nosso pequeno País todos os anos sente um fluxo especial de turismo vindo de Espanha, por ocasião da Semana Santa. Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, anunciou hoje que Portugal e Espanha estão a concluir as notas técnicas para reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres com nove pontos de passagem». A decisão foi tomada na reunião por videoconferência hoje entre os Ministros das pastas da administração interna de vários países.
Estas serão restritas ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que, por razões profissionais, se tenham de deslocar de um país para o outro. Além destes pontos fronteiriços todos os outros pontos de passagem de um território para o outro serão encerrados.
Além dos cinco postos de passagem convencionais (Centros de Cooperação Policial e Aduaneira) – Quintanilha, Tui, Vilar Formoso, Elvas e Castro Marim – foram acrescentados outros quatro: Vila Verde de Raia (Chaves), Termas de Monfortinho (Castelo Branco), Marvão (Portalegre) e Vila Verde de Ficalho (Beja).
Na nossa região será fechada a passagem de Penamacor, para Vale Verde del Fresco, bem como outras históricas passagens que ao longo dos tempos foram importantes pontos de passagem…