O projeto lançado há dois anos pela Junta de Freguesia de Caria e considerado em vários setores políticos como “um caso de Sucesso”, acaba de ter mais um impulso e se reposicionar, o impulso passa por ter agora colocado a tempo inteiro, no Gabinete de Apoio ao Agricultor um técnico da AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal, entidade que celebrou protocolo com a Junta de Freguesia de Caria e para aqui deslocou a sua sede regional.
A AJAP é uma organização sem fins lucrativos, com o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e membro do Conselho Económico e Social (CES), sendo atualmente a única organização que representa a nível nacional, europeu e internacional, os Jovens Empresários Agrícolas Portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos.
A nível europeu a AJAP marca a sua presença, desde 1983, no Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA), que representa dois milhões de Jovens Agricultores de toda a Europa Comunitária.
Este reposicionamento do Gabinete de Apoio ao Agricultor de Caria, passa por um alargamento da sua ação a todo o concelho, com trabalho de informação e esclarecimento alargado às restantes freguesias, bem como um espaço informativo semanal na rádio Caria. Um alargamento que segundo Silvério Quelhas devia ser acompanhado por uma comparticipação do Município, mas que colocada a questão à autarquia municipal, logo referiu não ser possível ter espaço neste orçamento…