A iniciativa que decorreu neste domingo no pavilhão da Junta de freguesia de Caria e mereceu uma salutar adesão dos produtores, onde o cariense António Querido, foi o vencedor absoluto nas duas modalidades, branco e tinto. numa prova cega que surpreendeu todos e até o próprio.
Devido às alterações do tempo, o certame acabou por decorrer no Pavilhão da Junta de Freguesia, edifício da rádio Caria, para onde toda a logística foi deslocada em ultima hora.
A concurso estiveram 27 lotes de vinho (22 tintos e cinco brancos) de cerca de 20 pequenos produtores familiares da freguesia de Caria. As provas estavam embaladas em “bag in box” de cinco litros todas iguais e apenas numeradas, só no interior de cada uma se encontrava a identificação do produtor.
A prova acabou por ser feita por todos os participantes e a votação feita pelos mesmos, o Júri apenas foi acionado no caso de desempate que por acaso ocorreu na definição dos segundo e terceiro lugar para o vinho branco.
No veredito final, como atrás ficou referido, o 1º lugar de tinto foi para o nº 18 e o de branco para o nº 26, ambos da colheita do Sr. António Querido. Os segundos lugares: nos tintos foi para a parceria de Jorge Gomes e José Manuel Alves e no branco para Silvério Quelhas. Nos terceiros lugares ficaram os vinhos: no tinto o de José Manuel Fernandes e no branco, do Sr. Manuel Amaro.
Para acompanhar esta boa Prova de Vinhos, a Junta de Freguesia providenciou várias iguarias de acompanhamento: Pão, queijos, chouriço, entremeada, sumos e água, e animação musical com bombo e concertina, que nestas ocasiões ajudam sempre a complementar uma boa festa.