Devido à Modernização da Linha da Beira Baixa no Troço Covilhã/Guarda, no próximo dia 12 de novembro de 2020, iniciar-se-á o processo de colocação em tensão elétrica entre o Apeadeiro de Caria à Estação da Covilhã.
A Infraestruturas de Portugal, SA alerta para os perigos decorrentes dos fenómenos elétricos associados, e que resultam da:
– tensão elétrica utilizada (25.000 Volt)
– existência de corrente elétrica nos carris
– indução eletromagnética e influência elétrica
Qualquer contacto acidental, ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jato de água, apresenta riscos de eletrocussão.
Qualquer cabo caído no solo deve ser sempre considerado em tensão.
Em caso de acidente, ou para a prestação de informações, contactar o CCO – Centro de Comando Operacional de Lisboa, através do telefone 800 123 023.
A Infraestruturas de Portugal, SA informa também que com este troço fica concluída a eletrificação da Linha da Beira, no troço da Guarda – Covilhã.
No debate Parlamentar do Orçamento de Estado para 2021, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno dos Santos, ao ser interpelado sobre o assunto, disse que a Linha da Beira Baixa “estará pronta para ser inaugurada até final deste ano”, num investimento de três milhões de euros.