S. Martinho para todos os Gostos

O fim de semana decorrente, 9 e 10 de novembro, puderam testemunhar todos quantos estiveram na região, foram dias cheios, nas tradições alusivas ao S. Martinho. Com mais ou menos animação em quase todas as freguesias e lugares se realizou o tradicional magusto, com as castanhas assadas em caruma e depois apanhadas pelos convivas, acabando com o tradicional enfarruscar das caras e os sorrisos cúmplices da diversão. Obviamente que as castanhas “empapam” e o repasto tem de ser bem regado, sumos para quem não bebe álcool e uma boa água pé, ou uma espirituosa jeropiga, que por aqui não faltam as melhores receitas e as melhores provas da requintada bebida que não perdoa queda a quem o não respeite na quantidade…

Encontros com muita participação e animação, onde esta força do interior na tradição de convívio para celebrar o S. Martinho se afirmou no Monte do Bispo com castanhas, filhoses, grupos de bombos e concertinas; Em Malpique com as castanhas no grelhador, muita participação e animação pela fanfarra 4 XX; na Meimoa a festividade começou às 9h da manhã com pequeno almoço, caminhada, almoço e a partir das 15h magusto, tudo envolto de bela moldura humana e muita animação; No Casteleiro, também organizado pela Junta de Freguesia, a população juntou-se, no dia 10, para um animado convívio em magusto; O CCDR do Colmeal da Torre realizou no domingo dia 10 o seu magusto com castanhas, carne assada e as bebidas tradicionais; A Junta de Freguesia de Belmonte realizou no dia 9 a partira das 14h30m uma caminhada pela Serra de Esperança, culminando com um soberbo magusto na Praça das Artes; e em Penamacor no dia 10 a partir das 17h teve lugar o que a autarquia designou de “Magustão”, com porco no espeto, castanhas e restantes iguarias e animação pelos “Band&tarola”.

No dia 11 de novembro dia de S. Martinho, em Caria teve lugar o Magusto tradicional, inter-geracional que juntou as crianças dos estabelecimentos de ensino e os idosos da ERP e Centro de Dia, no soberbo e bem apreciado magusto, promovido pela Junta de Freguesia para esta população.
Também em Belmonte se realizou ainda no dia 11, dia de S. Martinho o Magusto dos alunos do Centro Escolar de Belmonte e o Magusto dos meninos do infantário da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte.

Concurso de Melhor Bolo de Castanha, em Caria

No próximo dia 17 de novembro, a partir das 14h, a Junta de Freguesia organiza o seu tradicional magusto para a comunidade, com o objetivo de promover a convivência e a participação ativa dos fregueses e associações locais. Este ano, o evento conta com a colaboração do Projeto Jump e traz uma novidade especial: o “Concurso de Melhor Bolo de Castanha,” dedicado à celebração da castanha, elemento principal do magusto.

A iniciativa pretende reunir as várias associações e incentivar os fregueses a mostrar os seus talentos na confeção de bolos de castanha. A Junta apela a todas as associações para que divulguem o evento junto dos seus associados, promovendo uma participação alargada. O Centro Cultural e Recreativo de Malpique já anunciou aos seus associados que oferece as castanhas para a confeção do bolo.

As inscrições para o concurso estão abertas e podem ser realizadas via e-mail, pelo número 96 688 49 09 ou pelo telefone 275 476 124.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *