Decorreu no passado sábado, 23 de setembro na Covilhã, o terceiro evento organizado pelo Núcleo da Covilhã e Beira Baixa, do Mensageiro da Poesia, Associação Cultural Poética, denominado “Poesia no Jardim”, por decorrer na explanada do Bar e Hotel Jardim, no Jardim Público de S. Francisco.
O Evento foi moderado pelo presidente da Direção do Mensageiro da Poesia e o coordenador do Núcleo da Covilhã, tendo como orador convidado o professor catedrático, Dr. Amílcar Couvaneiro que fez uma breve dissertação sobre Bocage, Poeta de Setúbal que se celebra em 15 de setembro e é patrono do Mensageiro da Poesia. Uma comunicação muito esclarecedora sobre o verdadeiro génio do poeta, suas angústias, perseguições e particularidades literárias e intelectuais, do poeta sadino. Assim como o quanto tem sido injustamente usado, tanto no anedotário brejeiro e erótico, assim como o uso indevido do seu nome para poetas menores venderem suas “poesias de cordel” na época.
A sessão teve também vários momentos musicais., animados por António Duarte, com canções compostas por si a partir de poesias dos poetas da Covilhã.
Declamaram António José da Silva, da Covilhã e cordenador do Núcleo; Naná Ferreira, do Fundão; Carlos Vasconcelos de Malpique, Durinda Paiva, de Malpique; Rogélia Proença, Covilhã; José Antônio Pinho, Covilhã; Maria José Portugal, Malpique; João de Jesus Nunes, Covilhã; Lina Pêra, do Fundão e o professor Sérgio Gaspar Saraiva, dos Penedos Altos.
Houve saudações, felicitações, e promessas de se repetir a sublime experiência, que apenas teve um senão, a falta de aparelhagem, por se prever um evento mais pequeno e intimista.
jhs