Estão aí as grandes festas de Verão, embora vão acontecendo eventos diversos durante todo o ano uns mais participados, outros mais eruditos, mas é no mês de agosto que todas as localidades concentram, a “mãe” de todas as festas. O calendário é marcado pelas férias dos que estão cá mas sobretudo dos que estão fora e nesta ocasião regressam às suas terras, condicionado por outro fator como o ano escolar que nalguns países começa logo no inicio de setembro.
As Festas da Vila em Caria, vão decorrer no próximo fim de semana, no primeiro dia das festas, quinta-feira, começará com o Torneio de Futsal às 20h00, seguido pela 2ª Caminhada Cultural Noturna às 21h00. A noite será animada, com a atuação de um DJ1.
Na sexta-feira, dia 16, as festividades continuarão com uma arruada de bombos às 18h30 e a Banda Filarmónica de Caria às 19h30. Às 20h30, haverá uma missa seguida de procissão, e a noite será encerrada com a atuação da banda Kumitiva às 22h00 e DJ Littlecross às 02h301.
O sábado, dia 17, começará com um Torneio de Petanca Doublete às 09h00 e uma corrida de rolamentos às 17h00. A animação continuará com a banda Fénix às 22h00 e DJ Seco às 02h301.
No domingo, dia 18, haverá um almoço convívio com porco no espeto às 13h00 (com inscrição obrigatória), seguido de uma garraiada às 16h30. A noite será encerrada com a atuação dos Sons do Zêzere às 22h00 e DJ Valelo às 02h301.
Para preparar as festas e engalanar a mui distinta vila de Caria, dois grupos de voluntários/as com cerca de 20 pessoas cada um e na esmagadora maioria mulheres, se têm vindo a juntar em dois espaços em Caria, pelo menos uma vez por semana e agora na fase final três serões por semana, para construir toda a decoração com que estão a ser engalanadas, as ruas da vila de Caria. A Junta de Freguesia fornece o material e a população aderente a mão de obra. Depois outra brigada de voluntários, na maioria já os homens, vêm realizar a tarefa de os aplicar.
Uma parte destas decorações são feitas num material especial “teflon” mais resistente ao sol e à chuva, com o objetivo de ficar até ao final do ano, marcando toda a festividade do Centenário de elevação a Vila, cujo ponto alto é no dia 19 de dezembro.
jhs