Madeiro de Maçainhas venceu o concurso de 2023

Foram aprovadas na última sessão privada de Câmara, as atas de classificação dos concursos de Natal 2023, coincidência ou talvez não o Correio de Caria pediu hoje à Câmara Municipal, o fornecimento das atas aprovadas na sessão. A informação ainda não chegou, mas nesta tarde deste dia 16 de janeiro, a página Facebook “Belmonte Município” publicou os respetivos resultados.  

No que concerne ao Concurso de Madeiros “ao primeiro lugar do pódio”, sagrou-se vencedor deste ano o Madeiro de Maçainhas, organizado no adro da localidade, pela associação Juventude de Maçainhas.

No segundo lugar ficou o Colmeal da Torre, com o Madeiro edificado também no Largo da Igreja feito pelos jovens do ano 2004/2005.

Subiram também ao pódio, com o terceiro lugar ex aequo os Madeiros das duas anexas de Caria, Monte do Bispo e Malpique.

O concurso de Madeiros deste ano envolveu alguma polémica nas redes sociais, a partir de uma carta enviada aos o.c.s. e que o Correio de Caria (de acordo com a sua pluralidade e independência transcreveu), revelando esse debate que carecerão de ser reapreciados os propósitos e critérios do concurso, promovido pelo Municipio, bem como o conceito do próprio Madeiro, no pressuposto que “não é um mero monte de paus a arder…”  

Não querendo entrar no debate, mas deixando espaço e incentivo para que o mesmo se faça, a edição de dezembro do Correio de Caria, incluiu, crónicas de vários estudiosos desta tradição portuguesa e bem beirã: O etnólogo Dr Lopes Marcelo, descreveu a Tradição do Madeiro na sua terra, as Aranhas; do sociólogo António Cabanas, sobre o seu estudo acerca Madeiro nas zonas da Raia; o professor Pedro Silveira, acerca do Madeiro em Pera Boa; e o também sociólogo Paulo Silveira, retratou a tradição do Madeiro dos Três Povos; Ainda nessa edição, o médico e consagrado Cariense, Dr Manuel Geraldes, referiu as tradições de Natal e também o Madeiro.  

Ainda relativo aos concursos de Natal do Município de Belmonte, sobre o Concurso de Montras, o vencedor foi a montra da ScooTeam; O 2º Lugar – Saúde e Beleza Natural; O 3º Lugar, foi para a SOLIS – Associação de Solidariedade Social.

Em relação ao concurso de presépios, em primeiro lugar ficou a Santa Casa da Musericórdia; Em segundo lugar ficou o Pré- Escolar de Belmonte; e no terceiro lugar ficaram os presépios do externato Girassol.

Em relação ao concurso da melhor foto do Madeiro, aguarda-se a classificação, havendo pelo que já foi divulgado, trabalhos fotográficos extraordinários e de grande singularidade.  

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *