Meia e Mini Maratona de Belmonte foi um sucesso

Numa réplica da “nossa” Meia Maratona e sujeito às medidas de distanciamento social, o C.C.D.R. do Colmeal da Torre desafiou os interessados a correr 10km ou 21km durante a manhã de domingo, dia 10 de maio, “cada um por si e onde quiser”. Em modo virtual aproveitando a data inicialmente marcada, seguindo as recomendações da DGS.

Esta ideia (talvez) inédita no nosso país, foi um sucesso, esta Meia e Mini Maratona de Belmonte – Cada um por si, lançada pelos atletas Romeu Afonso e Hélio Costa contou com mais de 300 participantes, entre os quais alguns dos maiores nomes do atletismo/trail do pais (Samuel Barata – Campeão Nacional de Estrada; Bruno Paixão – ex-Campeão Nacional de Maratona ou João Oliveira – Um dos melhores UltraMaratonistas do Mundo) e com participantes dos quatro cantos do mundo: Portugal, Suiça, Japão, EUA, Brasil, etc…

Com o crescimento exponencial dos inscritos, deu até para se organizar uma conferência online na noite de sábado, que contou com vários convidados e que foi um momento de debate sobre a prova e a situação actual do atletismo, face à realidade que vivemos.

Em termos da, cerca de 60% dos participantes correram nos 10km e os restantes (mais de 100) na Meia Maratona, um número fantástico e ao qual acresce o facto de muitos dos participantes se terem estreado nesta distância…

Embora o principal objectivo fosse a participação em vez da competição, alguns atletas não deixaram de se empenhar ao máximo, alcançando tempos muito interessantes, tendo em conta que corriam sozinhos e em percursos nem sempre fáceis… Nos 21km destaque para o Bruno Paixão, Samuel Barata, Hugo Moreira, Filipe Costa e Filipe Guerra que correm abaixo da marca de 1h20… No sector feminino Sabina Neca, Tânia Cruz e Luz Paulo foram as melhores.


Nos 10km, Alexandre Venâncio, Diogo Salvado, Ricardo Opinião, Pedro Amaro e Paulo Neto correram abaixo dos 40m. No sector feminino destaque para a Gabriela Santos, Carolina Fonseca e Margarida Sá, que alcançaram os melhores tempos. Destaque ainda para o atleta Amaro Teixeira, que durante a manhã fez a prova dos 10km (com um tempo no top 15) e de tarde realizou os 21km, a marchar, conseguindo um tempo que lhe permitiu ficar no top20 em concorrência com os atletas de corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *