Correio de Caria

DICAS SOBRE IMPOSTOS

Por António Gaiola
Docente do ensino superior / Economista

antonio.gaiola@gmail.com

Sabia que pode reduzir o IRS a pagar se pedir fatura com a indicação do nº de contribuinte?

Desde o ano de 2015 que as deduções à coleta de IRS deixaram de ser automáticas, dando lugar a uma dedução das despesas gerais familiares, no valor de 250€ por cada sujeito passivo do agregado familiar. De igual modo, o agregado familiar pode obter uma dedução adicional de 250€ se pedir fatura na oficina de reparação automóvel ou de motociclos, nos restaurantes e similares, no cabeleireiro, no veterinário e nos passes mensais dos transportes públicos.

Então já sabe, peça sempre fatura com a indicação do nº de contribuinte.

Sabia que poderá vir a reduzir o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) a pagar se pedir a reavaliação dos imóveis?

O valor do IMI que pagamos todos os anos resulta da aplicação de uma taxa ao valor do imóvel para efeitos fiscais – Valor Patrimonial Tributário (VPT). Este valor é determinado em função do valor de construção por m2, da localização, da qualidade e conforto e da antiguidade do imóvel, cujos parâmetros podem variar ao longo do tempo. Assim, através do simulador disponível no portal da Autoridade Tributária (AT) (https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp) poderá determinar o valor atual do seu imóvel e verificar se compensa pedir a reavaliação. Em caso afirmativo, deverá fazer o pedido de reavaliação do imóvel através da entrega do Modelo 1 do IMI.

Então já sabe, pode reduzir o valor do IMI a pagar se pedir a reavaliação do seu imóvel.

Sabia que pode obter rendimentos se afetar uma parte da sua casa ao alojamento local?

Desde o ano de 2014 que é possível prestar serviços de alojamento temporário, em estabelecimentos que não reúnem os requisitos legalmente exigidos para os empreendimentos turísticos. Para o efeito, deverá proceder ao registo do início de atividade junto da AT para, posteriormente, proceder à comunicação prévia no Balcão Único Eletrónico ou na Câmara Municipal.

Então já sabe, pode obter rendimentos se afetar uma parte da sua casa ao alojamento local.

António José Gaiola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *