O Município de Penamacor, em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, levam a efeito na próxima sexta-feira e sábado, as II Jornadas de Religiosidade Popular.
Esta segunda edição decorre também no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, Sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, contando com a participação de investigadores da raia, portuguesa e espanhola, sobre a temática.
A iniciativa pretende uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território e preservar a memória como ato de salvaguarda do património cultural identitário da região, refere o Município de Penamacor, em nota de imprensa, salientando que “ Mais que um evento académico pontual, estas jornadas resultam do trabalho e do esforço que tem vindo a ser feito para centrar territórios “descentralizados” nas diversas áreas de estudo.
O programa, para além de várias apresentações sobre a temática em causa, conta também com a participação de representações dos cancioneiros populares ligados à Senhora do Incenso de Penamacor, S. João Baptista de Lavacolhos, Senhora das Dores do Paúl e Nossa Senhora do Leite de Penha Garcia.
A participação é livre, mas carece de inscrição prévia na Câmara Municipal, ou no Museu Municipal de Penamacor.