Correio de Caria

Aniversário da Vila de Caria

Por iniciativa da Junta de Freguesia, Caria celebrou pela primeira vez o aniversário da sua elevação a vila. O evento teve lugar em espaço ao ar livre, no largo da Sede da Junta de Freguesia de Caria, no passado dia 19 de dezembro, a partir das 15 horas.

Afluiu ao local considerável número de população e eleitos das várias freguesias e dos órgãos municipais. Embora estivessem no local, os vereadores José Mariano (PSD), Carlos Afonso (CDU) e o atual Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Belmonte, Luís António Almeida, não surgiu representação oficial da Câmara Municipal no presente evento. O assunto foi alvo de debate na sessão da Assembleia Municipal de 29 de dezembro, onde Luis António Almeida lamentou não ter sido convidado para falar e Silvério Quelhas referiu que o novo secretário de António Rocha não se apresentou no evento como sendo o representante do presidente na Câmara, mandatado para o efeito…

Mafalda Carvalho, secretária da Junta de Freguesia, abriu a sessão saudando os presentes e felicitando a vila de Caria por este dia tão importante para ” a nossa terra”, dando depois a palavra ao presidente da Junta Silvério Quelhas. O autarca começou por referir a importância da efeméride para a localidade, assim como o merecimento que estes 97 anos de elevação a Vila fossem comemorados com outra grandiosidade e participação, porém devido aos constrangimentos do período pandémico o evento ficou sujeito a várias restrições, nomeadamente a atuação de vários grupos musicais e um lanche. Referindo que mesmo assim e apesar de outras pessoas da vila merecerem ser homenageadas em várias áreas a Junta de Freguesia decidiu neste primeiro ano homenagear uma figura na área do desporto, concretamente a jovem cariense, Ana Sofia Caramelo.

O Edil anunciou depois os novos projetos para a freguesia que irão funcionar no espaço da antiga Sede, para as áreas agrícola, do turismo e património e da solidariedade social, nomeadamente: O “TurisCaria”, como gabinete de apoio ao turismo e promoção do património histórico de Caria; O  Gabinete de Apoio ao Agricultor que vai funcionar em parceria com a AJAP, Associação de Jovens Agricultores de Portugal, com todas as valências desta entidade; e Parceria com o CLDS Belmonte, Projeto Esperança, para desenvolvimento de programas na área social. Os projetos funcionam sob coordenação do próprio Presidente da Junta que é também técnico agrícola e os quais vão ser acompanhados e dinamizados por Ana Louro, ex-secretária da Junta de Freguesia que “irá agora continuar a dar o seu contributo na freguesa trabalhando neste novo gabinete com  as referidas valências”.

Executivo da Junta de Freguesia e Ana Sofia Caramelo

Seguiu-se o momento de homenagem a Ana Sofia Caramelo. Guida Querido Tesoureira da Junta de Freguesia que conhece a atleta da sua infância (andou com ela ao colo) fez um testemunho sobre o percurso pessoal e desportivo da atleta cariense: Estudou no ensino publico das escolas do concelho, terminando aqui um curso tecnológico de desporto. Ingressou depois nos quadros da PSP, fazendo parte atualmente do Posto de Comando da PSP em Lisboa, “a profissão fê-la sair da nossa vila, mas sempre que pode regressa nem que seja só por alguns dias”. A prática de exercício físico sempre foi uma paixão que procura conciliar com a profissão. A sua dedicação sagacidade e persistência, têm levada Ana Sofia Caramelo a fazer um percurso crescente em termos de superação de desafios, no atletismo, no ciclismo, nas provas de duatlo e mais recentemente no triatlo (atletismo, ciclismo e natação). Ana Sofia foi agraciada com um Certificado de Reconhecimento e um Cheque Prenda para um equipamento desportivo escolhido pela atleta.

Ana Sofia, agradeceu o reconhecimento e manifestou o orgulho de ser homenageada na sua terra “junto da minha gente e na terra que me viu nascer”. Destacou o agradecimento ao seu namorado Nuno como elemento de grande incentivo na sua caminhada desportiva. Referiu depois alguns passos importantes na sua carreira desportiva que embora curta já é plena de títulos e vitórias como o Triatlo em 2020, o ciclismo em 2021 (onde se sagrou vice-campeã nacional em Castelo Branco, ganhando também o contrarrelógio e o grand found de Coimbra, ficando apurada para o campeonato do Mundo nas duas modalidades que se realiza em 2022 em Itália . “se me perguntassem antes se isto tudo seria possível, tinha dito que não, mas gosto de desafios e de os ultrapassar… a resiliência é uma palavra que me carateriza… Não é fácil acordar cedo ir nadar, depois ir trabalhar, voltar a casa e ir treinar novamente, porque eu faço dois três treinos por dia, podia ir apenas às provas e dizer que era mais uma, mas prefiro treinar e ir superando cada desafio. Isto tudo para dizer que cada um de nós pode alcançar o que quiser, mas para isso precisa ter força de vontade. Nunca é tarde a vida é demasiado curta temos que a viver ao máximo fazendo o que achamos que é certo para nós e nos dá prazer. O futuro não sei o que é que será, o Céu é o limite. Tenho a agradecer a todos a vossa presença, espero continuar a orgulhar-vos e a orgulhar também Caria…”

Ana Sofia Caramelo, ao Correio de Caria

A atleta referiu ao nosso jornal que “Estou muito orgulhosa, é um grande reconhecimento que a minha vila me está a fazer, é um grande motivo que também me dá força de vontade para continuar a conquistar ainda mais títulos e poder dedica-los a todos os que estiveram presentes, aos meus amigos e a quem acredita em mim, sem destacar mais ninguém em especial, mas a todos os que têm estado comigo. Para além do apuramento para o Campeonato do Mundo de Ciclismo em Itália, Ana Sofia Caramelo adiantou ao nosso jornal que vai mudar de clube de ciclismo e que em termos de outros desafios vai tentar uma boa prestação para a taça de Portugal e uma boa colocação nas provas nacionais.

N. R: Uma festa bonita, apesar de sujeita a alguns condicionalismos e improvisação, mas marcada por bastante participação popular. Não escapando de alguma polémica política, própria do período de adaptação da nova correlação de forças no concelho…  

RETIFICAÇÃO:
Após publicação da presente reportagem, recebemos da parte de Lu´ís António Almeida o pedido de retificação, sobre a representação do Presidente da Câmara Municipal de Belmonte no evento, o qual enviou informação no dia 15 de dezembro à Junta de freguesia indicando a sua representação no “Sr. Chefe de Gabinete, Luís Almeida”. Enviando cópia do respetivo oficio, que se anexa.
Fica assim o nosso pedido de desculpas pelo equivoco.
jhs

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *