Não é a Avenida da Liberdade em Lisboa, nem desfilam uma marcha por cada bairro encabeçadas por artistas da rádio, tv e disco, mas apresentam algumas semelhanças e prometem trazer muita gente a Belmonte.
Depois da sua promoção na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, como grande atrativo para o concelho, as Marchas Populares de Belmonte saem à rua em 16 de Junho, numa edição com mais participantes, que tem como tema a homenagem às costureiras e alfaiates e que pretende inundar a vila de alegria.
A organização é da Associação Belmonte em Movimento, que ao abrigo de uma rubrica do Orçamento Municipal se realiza pelo terceiro ano consecutivo, depois de um interregno de 12 anos, sem Marchas em Belmonte.
O desfile tem início às 17h00 na sede do Agrupamento de Escolas, segue pela Rua Pedro Álvares Cabral e a apresentação da coreografia terá lugar na Praça das Artes, onde culminam todos os marchantes.
Este ano participam na marcha adulta 44 pessoas e na marcha infantil 37 crianças. Presentes no cortejo, a marchar ou em carros, de acordo com a mobilidade, vão desfilar os seniores da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas de Belmonte, do Centro de Assistencial Paroquial de Caria e do Centro Social Paroquial do Imaculado Coração de Maria de Colmeal da Torre.
Os trajes são feitos localmente, com muito trabalho voluntário e à medida para cada participante. Uma das novidades foi a música ter um arranjo próprio e a letra ser também escrita para a ocasião.
Integram também o desfile duas marchas convidadas, vindas da grande metrópole: O CCD Cascais e a Marcha do Castelo, de Lisboa.
O ano passado apadrinharam as Marchas de Belmonte, Teresa Guilherme e Hugo Adolfo, este ano no apadrinhamento são cabeças de Cartaz, a atriz e humorista Joana Machado Madeira e o Presidente da Junta de Freguesia de Belmonte, Hugo Adolfo que repete o apadrinhamento.
Este ano, os Santos Populares não se ficam apenas nas marchas e terão lugar duas soberbas noites de arraial, nos dois dias anteriores: dia 14 com Musica e Desporto em União, seguido de DJ Maximus e na noite de sábado, dia 15 bailarico com o Duo João Clara e Mónica.
Além das festividades em Belmonte, a Marcha de Belmonte terá a honra de desfilar no Marchódromo da Guarda no dia 22 deste mês, uma oportunidade adicional para Belmonte mostrar o seu talento e entusiasmo.
jhs