O caso foi reportado e confirmado pelas autoridades de saúde e refere-se a uma mulher residente em Belmonte, a qual foi contaminada numa deslocação há poucos dias à região de Lisboa. Apesar de acompanhada pelo seu marido o teste deste, deu negativo.
As retrações na população fizeram-se de imediato sentir, porém o Presidente da Câmara já veio a público apelar à população que se mantenha calma pois “Tratando-se de um caso importado e não de um caso de contaminação local, não deixa, de merecer a nossa atenção e acompanhamento, por forma a evitar a sua propagação pela comunidade local”.
No comunicado emitido pela Câmara e enviado à rádio Caria, António Rocha “apela à população que se mantenha serena e calma e continue a praticar as orientações preconizadas pela Direcção Geral de Saúde de distanciamento social, uso de máscara, etiqueta respiratória e todas as outras que o momento em que vivemos impõem”.
O autarca salienta ainda que “o Município de Belmonte e a União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, em articulação com as autoridades de saúde competentes e com o Serviço Municipal de Protecção Civil, “estão a acompanhar a situação desde a primeira hora, de modo a que as regras de confinamento e isolamento profilático sejam devidamente cumpridas”. Realçando que “temos estado em contacto com a família que se encontra nesta situação delicada, de modo a que para além do cumprimento das medidas sanitárias adequadas, se faça o acompanhamento social, nomeadamente no que diz respeito ao possível fornecimento de alimentação e de quaisquer outros cuidados”.
No que diz respeito a este caso particular, a autarquia informa também que “os elementos desta família, se encontram confinados nas suas habitações”.