Confirmou-se no inicio desta semana um segundo caso de infecção por Covid-19, no concelho de Belmonte. Trata-se do marido da doente sinalizada como o primeiro caso no concelho.
O homem com cerca de 60 anos, está estável a cumprir período de
isolamento social no domicílio. A mulher, cuja doença foi detetada no passado
dia 29 de Maio, também tinha realizado um segundo teste que voltou a dar
positivo.
Este segundo caso sinalizado no concelho de Belmonte resulta do contacto direto
com uma doente, não significando que haja contágio na comunidade.
Registe-se que no período mais áureo da pandemia e até 29 de Maio, o concelho de Belmonte não registava nenhum caso positivo, estando o primeiro relacionado com a deslocação, da senhora residente em Belmonte, à região de Lisboa em visita a um familiar. Ocaso foi rapidamente identificado e isolado, registando-se agora o do marido. Dos testes feitos em Belmonte a profissionais de saúde, agentes da GNR, Bombeiros, trabalhadores do Lares, das escolas e creches do concelho de Belmonte, todos deram resultado negativo.
O distrito de Castelo Branco atingiu esta quarta-feira o número de 50 doentes infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Há ainda dez casos de cidadãos de fora do distrito que foram tratados pelas unidades de saúde da região.
Castelo Branco continua a ser o concelho com um maior número de casos, 18. Seguem-se a Covilhã com nove casos, o Fundão com sete, Oleiros com cinco casos, Proença-a-Nova e Sertã com quatro casos cada, Belmonte com dois casos e Vila Velha de Ródão com um. Recorde-se que no boletim epidemiológico da direcção geral de saúde apenas constam os municípios em que o número de casos seja igual ou superior a três doentes infectados.