Entraram esta semana em vigor novos descontos nas portagens nas ex-SCUT e autoestradas do Interior: Passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos, enquanto veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos já existentes. Segundo o Ministério da Coesão Territorial:
Para veículos de classe 1 e 2, a partir do 8o dia de utilização no mesmo mês, redução de 25% em cada passagem na mesma via. O objetivo destes descontos é o de beneficiar utilizadores frequentes, ou seja, quem vive e trabalha no Interior do país.
Para veículos de classe 2, 3 e 4 afetos ao transporte de mercadorias, os descontos já existentes aumentam para 35% durante o dia e 55% durante a noite. O desconto de 55% abrange igualmente fins de semana e feriados. Estes descontos aplicam-se aos lanços descritos, bem como às vias da Concessão do Grande Porto e das Concessões Costa da Prata.
Para veículos de classe 2, 3 e 4 afetos ao transporte de passageiros por conta de outrem ou público, aplicam-se, pela primeira vez, descontos semelhantes aos do transporte de mercadorias: reduções de 35% de dia e 55% de noite, feriados e fins de semana. Estes descontos aplicam-se aos lanços descritos, bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29). O objetivo para incentivar a utilização de transportes coletivos.
Por seu turna a Plataforma pela reposição das SCUTs continua a considerar estes descontos insuficientes e sem sentido, conseguindo que em sede de discussão do OGE, fosse aprovado no parlamento (sem o voto da bancada do PS) a redução de 50% das portagens nas A23 e A25, cuja decisão continua a envolver alguma polémica conforme notícia anterior publicada nesta página.
Francisco Freitas/jhs