Correio de Caria

GNR de Caria com horário de escritório, População e autarquias contestam

Apesar de não serem divulgados os autores, está a decorrer uma Petição Pública online “Pela reposição do funcionamento total do Posto Territorial da GNR de Caria”. A iniciativa já vai com cerca de 300 subscritores e é dirigida ao Presidente da Assembleia da República, Ministério da Administração Interna e Comando Geral da Guarda Nacional Republicana.
O promotor da Petição Pública Online refere que “desde o ano de 2016 que temos assistido a várias tentativas de redução de funcionamento do Posto Territorial da GNR de Caria, concelho de Belmonte. Este posto tem uma área de intervenção de cerca de 110Km2 abrangendo os concelhos de Belmonte e Covilhã nomeadamente as Freguesias de Caria, Inguias e Peraboa.
Entre avanços e recuos nestes últimos quatro anos, desde Outubro de 2020, o posto funciona como posto de atendimento reduzido, ou seja, um mero local de atendimento administrativo entre as 8h e as 16h.
O Posto de Caria serve as freguesias de Caria e lnguias (Belmonte) e de Peraboa (Covilhã) e a localidade de Trigais.
Posição idêntica de descontentamento também teve a Câmara Municipal de Belmonte, fazendo seu eco na Rádio Caria.
Da parte da Junta de Freguesia, soubemos que pelo facto de muitos habitantes não terem acesso à internet, pretendem fazer uma petição nos mesmos moldes em suporte de papel, mas não está ainda concretizada, uma vez que carece de participação das três Juntas de Freguesia abrangidas…
O Correio de Caria questionou também sobre este assunto, o comando territorial da GNR de Castelo Branco que encaminhou a missiva para Lisboa. Já em período de paginação da edição recebemos a seguinte resposta” Este posto encontra-se em funcionamento com um horário de atendimento ao Público entre as 08:00 e as 16:00 horas. O patrulhamento é executado em conjunto com o Posto Territorial de Belmonte, e tem como objetivo maximizar o empenhamento dos militares em funções policiais, no exterior, no contacto com a população, rentabilizando-se desta forma os recursos existentes”
Pelo que se pode depreender, para já, não tem a GNR intenção de encerrar o posto de Caria, mas manter o horário, o que deixa no ar a viabilidade e justificação de adaptar a escola da Fonte do Ruivo para novo quartel, como chegou a ser noticiado, estar já acorado entre as entidades… jhs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *