O Regresso do Comboio a Caria

População recebe com aplausos o regresso do comboio 12 anos depois.

Desta vez foi verdade, depois de tantas promessas e derrapagens na previsão, o comboio voltou mesmo a circular no troço da Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa, encerrado desde 2009. A população de Caria, Maçainhas e Benespera, aplaudiu o regresso e participou massivamente nas viagens deste dia primeiro do resto das nossas viagens, 2 de maio 2021.

Chegou a circular a informação de a viagem ser gratuita no primeiro dia, o que não era verdade, mas nem por isso os beirões deixaram de viajar e matar saudades, do comboio e da extraordinária paisagem que este troço proporciona. O “Correio de Caria” viajou também com este cortejo popular que se reuniu na estação (agora apeadeiro) de Caria e foi crescendo nas estações sucessivas, com grande alegria e saudoso convívio, como regista o vídeo que montámos.

Algumas deficiências, de imediato apontadas mas possíveis de corrigir: desde a pouca margem de tempo de paragem das composições na Guarda para manutenção, causadora de atrasos às partidas logo no primeiro dia; A falta de casas de banho nas estações e apeadeiros (onde já existiram e foram retiradas); Os próprios horários em papel fixados nas estações, cuja letra minúscula torna impossível a leitura à população mais idosa que nestas localidades é a maioria; A falta de internet já comum noutras partes de troço da LInha da Beira Baixa; Assim como o destino a dar ao antigo Cais de Cargas e Armazém na Estação de Caria, para o qual já foram apontadas sugestões.

A cerimónia de inauguração do troço da Linha da Beira Baixa entre a Guarda e a Covilhã, está marcada para a próxima terça-feira, dia 4 de maio, na presença do Primeiro-Ministro e do Ministro das Infra-estruturas. O programa contempla uma viagem da comitiva entre a Guarda e a Covilhã, onde vai decorrer uma cerimónia com os responsáveis políticos.

A cerimónia do ato de consignação da empreitada e do lançamento dos trabalhos, que incluíram a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, decorreu em 05 de março de 2018, na Covilhã e previa a conclusão em 2019, mas finalmente se concretiza nesta ocasião.

A viagem de 46 quilómetros entre a Covilhã e a Guarda tem uma duração de cerca de 40 minutos. O serviço para passageiros no renovado troço Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa tem seis ligações diárias, nos dois sentidos. Partidas da Estação da Guarda: 07h07 (Intercidades), 11h59 (Regional), 14h07 (IC), 16h48 (R), 18h07 (IC) e 22h57 (IC). No sentido inverso, com partidas da Estação da Covilhã: 06h08 (IC), 08h00 (R), 12h03 (IC), 15h50 (R), 16h56 (IC) e 23h03 (IC).

A CP garantiu, que para já, todos os comboios que irão circular no troço Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa terão paragem em todas as estações e apeadeiros e uma tarifa única.

Na passada quarta-feira teve lugar um forúm on line sobre as potencialidades deste troço para a região, que desenvolveremos noutra notícia.

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *